• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo

Em alguns casos, as perdas podem ser irreversíveis, como revela um estudo publicado na revista Nature Neuroscience


NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Publicada em: 01/03/2024 07:57:51 - Atualizado

MUNDO: A Covid-19 pode ter efeitos devastadores no cérebro, levando à destruição de microvasos sanguíneos, hemorragias quase imperceptíveis e debilitando a saúde do órgão, o que pode resultar em perda de memória e outros problemas cognitivos. Em alguns casos, essas perdas podem ser irreversíveis, como revela um estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

"É a primeira vez que se consegue comparar o cérebro de pessoas com Covid longa que tiveram ou não sintomas de declínio cognitivo e mostrar como o 'nevoeiro cerebral' está associado a pequenas hemorragias", explica o neurologista Matthew Campbell, um dos autores do estudo, em comunicado de imprensa.

O estudo analisou o cérebro de 76 pacientes que estiveram internados na primeira vaga da Covid-19, em abril de 2020. Os indivíduos tinham cerca de 44 anos e apresentaram sintomas de Covid longa como falta de ar, fadiga e tosse prolongada. As pessoas que mais relataram "nevoeiro cerebral" foram os doentes com idade mais avançada (média de 53,7 anos) e que precisaram de suplementos de oxigênio durante a internação.

Os resultados indicam que a Covid-19 pode causar danos nos microvasos sanguíneos do cérebro, levando a hemorragias microscópicas que podem prejudicar a função cerebral. Essa danificação pode ser a causa do "nevoeiro cerebral", um conjunto de sintomas que inclui fadiga mental, dificuldade de concentração e problemas de memória.

Os pacientes mais velhos apresentaram maior risco de desenvolver "nevoeiro cerebral", o que pode ser explicado pela maior fragilidade dos seus vasos sanguíneos.

Este estudo fornece novas pistas sobre como a Covid-19 pode afetar o cérebro e causar problemas cognitivos. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados e desenvolver tratamentos para o "nevoeiro cerebral" e outras sequelas da Covid longa.

Sintomas da Covid Longa:

Falta de ar
Fadiga
Tosse prolongada
Nevoeiro cerebral
Perda de memória
Dificuldade de concentração
Fadiga mental


Fale conosco