• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Cinco dicas para combater a asma durante o inverno no Brasil

A chegada da estação pode ser um gatilho para doenças respiratórias, por isso, alguns cuidados são recomendados para manter a saúde em dia.


Noticias ao minuto

Publicada em: 15/06/2018 10:41:01 - Atualizado


SAÚDE - Dia 21 de junho é o dia oficial da chegada do inverno no Brasil. A diminuição da temperatura é sinônimo de curtir mais momentos em casa, como tirar os cobertores do armário e utilizá-los para assistir filmes e séries no aconchego do sofá. Porém, alguns cuidados são necessários nessa época, já que junto com a chegada do inverno, foi instituído o Dia Nacional do Controle da Asma.

Segundo a ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos), a asma é uma doença que afeta cerca de 20% da população e, desta porcentagem, 80% a 90% sofre com crises de rinite. Como o inverno é a época em que essas doenças respiratórias mais se manifestam, por conta do aumento da poluição e do tempo mais seco, selecionamos algumas dicas para manter a saúde da família e do lar.

1. Remodele o ambiente tirando o que acumula pó

Seja uma estante repleta de livros ou até os bichos de pelúcia nos quartos das crianças, objetos que são guardados por muito tempo e em grande quantidade, acabam se tornando um foco de pó. Que tal aproveitar a chegada do inverno para remodelar esses ambientes? Esse é um bom momento para inovar no design da casa. Porém, caso ainda queira manter as coisas no lugar, o Aspirador Equipt (EQP20) pode ser passado em todas as superfícies.

2. Abra as janelas para arejar a casa

Com a chegada das baixas temperaturas, o reflexo que temos é de manter a casa fechada para mantê-la aquecida, porém esse hábito não é aconselhável. Quando um ambiente não é bem arejado e não tem uma circulação de ar, favorece para que os vírus se proliferem e as bactérias se acumulem. Deixar as janelas abertas pelo menos uma vez ao dia para renovar o ar é recomendável, isso pode evitar crises de asma, alergias e outras doenças respiratórias.

3. Cuide dos cobertores antes de usar

É hora de tirar os cobertores do armário. Depois de um longo tempo sem serem utilizados, eles voltam para o dia a dia. Porém, ao ficarem guardados por um longo período, os cobertores podem acumular fungos e bactérias. Para evitar incômodos respiratórios é indicado retirar os ácaros dos tecidos passando o Aspirador de Pó Equipt EQP20 da Electrolux, que pode ser utilizado em qualquer superfície. Como ele dispõe de filtro HEPA e sistema de tripla filtragem, que garante remoção de até 99,9% das impurezas e bactérias causadoras de alergias respiratórias, ele é o mais recomendado na ocasião, segundo a ABRA que aconselha esse tipo de filtro.

4. Encapar colchões e travesseiros

Cada colchão e travesseiro é feito com determinados materiais. Uns preferem os travesseiros com penas e outros com espumas, por exemplo. Mesmo que confortáveis, eles podem ser um foco de ácaros depois de um tempo sem arejar. Uma dica para evitar esse acúmulo é expô-los ao sol e encapar com plásticos ou tecidos impermeáveis aos ácaros.

5. Não durma com o aquecedor ligado

O aquecedor é um eletrodoméstico muito aclamado no frio, ainda mais na hora de dormir. Porém, aparelhos como ele podem deixar o ar do ambiente mais seco e com uma má qualidade do ar. Como ao dormir ficamos muito tempo no mesmo lugar e respirando o mesmo ar, é recomendável desligar esse aparelho durante a noite.


Fale conosco