Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Rondônia recebeu mais de 13 mil doses de vacinas contra a dengue, conforme o Ministério da Saúde (MS). As vacinas foram destinadas a 12 municípios do estado, mas até o momento, somente Vilhena iniciou a aplicação.
As regiões contempladas com as doses são o Cone Sul e Madeira-Mamoré, com um total de 13.670 doses distribuídas entre as cidades. A lista de municípios e a quantidade de vacinas recebidas são as seguintes:
De acordo com o Ministério da Saúde, os estados e municípios têm autonomia para definir quando iniciarão a vacinação. A recomendação é que as doses sejam aplicadas em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Em Vilhena, a vacinação já começou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que as 8.846 doses já chegaram ao estado, mas ainda não foram repassadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) ao município.
Uma capacitação técnica com a Agevisa, prevista para sexta-feira (12), definirá detalhes como grupos prioritários, esquema vacinal e data de início. Após esse alinhamento, a Semusa divulgará informações à população.
Candeias do Jamari recebeu 230 doses e os vacinadores passarão por uma capacitação online, com a vacinação prevista para começar na segunda-feira (15). Em Cabixi, o secretário de saúde informou que as doses já foram recebidas e a imunização deve iniciar na próxima semana, prioritariamente para o público de 10 a 14 anos. Caso não haja adesão suficiente, a vacina será disponibilizada para outras faixas etárias.
A prefeitura de Cerejeiras aguarda a chegada das doses na próxima semana e realizará uma reunião de alinhamento com a equipe de saúde. Outros municípios contemplados ainda não responderam sobre o início da vacinação.
A população está sendo orientada a aguardar as diretrizes oficiais de cada município para receber a vacina contra a dengue, uma medida crucial para combater a doença e proteger a saúde pública.