Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 20 de abril de 2025
Poucas pessoas podem lembrar desse grupo de pessoas, mas os daltônicos sofrem bastante para destinguir os times nos jogos da Copa do Mundo. Isso é um problema para cerca 9% da população mundial. Uniformes equipe da Rússia, por exemplo, podem ser um problema.
De acordo com a reportagem do 'G1', para reconhecer quem está com a posse da bola é preciso estratégias ou a ajuda de lentes ou óculos. Dos 32 uniformes principais dos países do Mundial, 13 camisas são vermelhas, cinco são azuis, duas são verdes, e quatro amarelas.
Quem é daltônico tem dificuldades para diferenciar, por exemplo, o vermelho do verde ou o azul do amarelo. Todas essas cores são predominantes nos uniformes da Copa na Rússia. Cerca de 8% da população mundial masculina é daltônica. As mulheres representam cerca de 1% nesse grupo.
Existem três tipos de daltonismo:
O protanopia: que altera a cor vermelha, e gera tons de bege, marrom, ou cinza;
O deuteranopia: onde a cor verde vira marrom;
O tritanopia: o mais raro, que altera os tons de azul e amarelo, para tons rosado;