• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Alto consumo de açúcar pode gerar vício comparado ao uso de drogas

Escolha por doces como recompensa diante de problemas podem causar problemas que vão além da obesidade e da diabetes


R7

Publicada em: 02/05/2021 11:22:43 - Atualizado

BRASIL: Nos momentos de ansiedade e incerteza, como o que vivemos nos últimos tempos, muitas pessoas recorrem ao açúcar para fazer o papel de calmante ou de apoio para superar outras faltas trazidas pelo distanciamento social.

Mas os especialistas lembram que o excesso de açúcar não é bom para o organismo, além de causar uma espécie de dependência na pessoa.

O psiquiatra Arthur H. Danila, coordenador do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), explica que ingerir açúcar por impulso incentiva a pessoa a comer mais do que o necessário.

“Alimentos ricos em açúcar ou gordura, podem desencadear fortemente esses sistemas de recompensa, estimulando a ingestão alimentar além das necessidades energéticas.”

O nutrólogo do Hospital Moriah Marcelo Cassio de Souza conta que essas sensações de prazer e conforto são comuns pela ingestão do doce.

“Dá um pico de glicemia que sobrecarrega o pâncreas, mas é prazeroso. O cérebro se sente satisfeito. Mas, essa sensação de prazer é rápida. Em seguida, a pessoa tem uma certa depressão. Aí come de novo para ter a sensação boa novamente. A caloria que vem é bem maior do que a necessária para viver”, explica o médico.

A reação de não conseguir parar faz com que, muitas vezes, o consumo de açúcar seja comparado ao vício em álcool ou drogas. O psiquiatra observa que ainda não existem estudos finalizados sobre o assunto. Mas, evidências indicam que seja possível essa ligação.

“Ratos com 12 horas de acesso ao açúcar e 12 horas de privação apresentaram compulsão alimentar e abstinência. Como as mesmas estruturas cerebrais relacionadas à recompensa respondem ao açúcar e às drogas, há razão para acreditar que os mecanismos de produção de comportamento viciante, bem como respostas físicas e psicológicas estão relacionados”, alerta Danila.

Ele também relata que os animais chegam a buscar mais o açúcar, do que as drogas.

“Alguns estudos demostraram que os ratos acham altos níveis de doçura da sacarina ou sacarose mais recompensadores do que a cocaína, mesmo para ratos que já eram dependentes de cocaína”, explica o médico.

Fica claro que o excesso de calorias trazida pelo açúcar pode causar danos à saúde que vão além da obesidade e da diabetes.

“O açúcar é um alimento muito inflamatório, e vai causar danos em maior ou menor grau em todo mundo”, completa Marcelo Cassio de Souza.


Fale conosco