• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Saúde recebe estudo sobre uso de meia dose de vacina da AstraZeneca como reforço

Dados foram colhidos em projeto realizado na cidade de Viana, no Espírito Santo


cnn

Publicada em: 22/01/2022 09:32:56 - Atualizado

O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (21) um estudo feito na cidade de Viana, no Espírito Santo, que mostrou a efetividade da aplicação de meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 como dose de reforço.

Os dados mostraram que o esquema básico de vacinação, com duas aplicações do imunizante em meia dose, gerou proteção e produção de anticorpos semelhantes a aplicação de duas doses padrão. Os dados revelaram que duas meias doses previniram 70% de casos novos e não houve ocorrência de internação ou óbito na população estudada.

Liderado pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o estudo mostra, segundo os pesquisadores, que é possível usar meia dose da Astrazeneca como reforço.

A vacinação com meia dose da vacina da Astrazeneca teve a primeira etapa em junho e foi feita em mais de 20 mil pessoas com idade entre 18 e 49 anos.

O estudo também mostrou que a meia dose gerou a produção de anticorpos neutrallizantes em 99,8% dos participantes, praticamente o mesmo número com as doses padrão.

A médica Valéria Valim, que coordena a pesquisa, levou a apresentação dos dados à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, que atua junto ao Ministério da Saúde, e afirmou que o uso da meia dose pode significar a expansão da vacinação em países mais pobres

“Não há como vacinar o mundo todo a cada semestre. E aqui nós temos a produção nacional da Astrazeneca, orientar a meia dose na bula significa dobrar a capacidade da Fiocruz de preparar vacinas”, afirmou.

Os dados do levantamento serão levados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para Organização Mundial da Saúde (OMS) na próxima semana.


Fale conosco