• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos da varíola do macaco no Brasil

Ministério da Saúde recebeu notificações das secretarias de saúde dos estados de Santa Catarina e Ceará


R7

Publicada em: 30/05/2022 11:17:39 - Atualizado


BRASIL - O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (30) que investiga dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil. As notificações foram feitas pelos governos estaduais de Santa Catarina e do Ceará.

A assessoria de imprensa da pasta não divulgou mais detalhes sobre as duas pessoas que podem estar infectadas aqui no país.

Na América do Sul, a Argentina apresenta dois casos confirmados. Já Equador, Peru, Bolívia investigam um indivíduo em cada país, e a Guiana Francesa está com dois casos suspeitos, de acordo com monitoramento em tempo real da iniciativa Global.health.

    De acordo com o levantamento, já são 450 pessoas com a doença confirmada e mais de 125 em investigação. Os casos acontecem em mais de 20 países, sendo que na Europa há uma maior incidência de infectados. Espanha, Inglaterra e Portugal, respectivamente, são os lugares com mais doentes.

    O surto já é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o maior da varíola do macaco fora de países africanos, onde a doença é endêmica e acontece com frequência.

    Ontem, a entidade informou que a aparição repentina de casos simultâneos da doença sugere que houve prováveis ​​infecções não detectadas por algum tempo. Além disso, aconteceram situações que aumentaram a disseminação da infecção.



    Fale conosco