Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
BRASIL - O radar das farmácias sobre o cenário da pandemia aponta nova alta nos casos positivos de Covid.
O monitoramento da Abrafarma (associação das grandes redes do varejo farmacêutico) mostra agora que o número de testes positivos em maio já é mais que o triplo do resultado de abril.
Na média diária, são mais de 3.800, uma alta expressiva se comparada ao patamar de aproximadamente 1.000 de abril e menos de 1.900 de março.
Para a associação, os números são um "sinal de alerta" que coincidem com a flexibilização das medidas de proteção contra a doença.
O intervalo de 16 a 22 de maio teve mais de 35 mil positivos, segundo a Abrafarma. Foi o maior contingente das últimas 13 semanas.
Até o dia 22 deste mês, o número de positivos chega a quase 85 mil, o que representa cerca de 24% do total de atendimentos. No mês anterior, os casos confirmados giravam em torno de 32 mil, que correspondiam a 12%.
O monitoramento da Abrafarma, que vem sendo realizado desde o início da pandemia, costuma antecipar tendências no cenário dos números da doença. Os dados são remetidos pelas farmácias para o Ministério da Saúde.