Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Na tarde deste domingo, 11, após realização de exames laboratoriais, a AGEVISA - Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia - Agevisa confirmou a existência de dois casos positivos de Monkeypox no Estado.
Os pacientes infectados são: uma mulher com idade entre 30 e 40 anos, atendida no início de setembro, e um paciente do sexo masculino com idade entre 10 e 20 anos, também atendido ainda no início deste mês setembro.
Ambos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, bem como seus contatos domiciliares.
VEJA TRECHO DA NOTA DA AGEVISA:
Orientamos a população em geral a se protegerem com o uso regular de máscaras, ressaltamos que a transmissão da doença se dá por transmissão respiratória, contatos com as lesões (inclusive contato sexual) e por contato com objetos contaminados com o vírus.
Orientamos ainda que se atentem ao aparecimento de lesões de pele, boca ou em região genital devem procurar atendimento médico em uma Unidade de Saúde para avaliação.
Até o dia de hoje o Estado por meio da Agevisa notificou 30 casos suspeitos, descartou 18, confirmou 2 e 10 seguem em investigação.
Cel BM Gregório - Diretor Geral da AGEVISA/RO
SAIBA SOBRE A DOENÇA:
A varíola dos macacos é causada por um ortopoxvírus, um vírus estruturalmente relacionado com o vírus da varíola. Os pacientes apresentam erupção vesicular ou pustulosa que pode ser dolorosa e muitas vezes com febre, mal-estar e linfadenopatia. O diagnóstico é feito por reação em cadeia da polimerase (PCR).