• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Saúde acelera recrutamento de profissionais para distritos indígenas

Equipes serão formadas por profissionais brasileiros e estrangeiros


SBT NEWS

Publicada em: 23/01/2023 08:30:18 - Atualizado

BRASIL- O Ministério da Saúde informou que irá acelerar o recrutamento de médicos nacionais e internacionais para atuação nos distritos indígenas. A iniciativa, tomada pela Sala de Situação, acontece em meio à grave crise de saúde encontrada no território Yanomami, em Roraima, onde mais de 500 crianças morreram devido à desnutrição.

"Tínhamos um edital só para brasileiros. Só em seguida que faríamos um edital para brasileiros formados no exterior e, depois, para estrangeiros. Frente à necessidade, queremos fazer um edital em que todos se inscrevam de uma única vez", explicou Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde.

Segundo ele, com o edital único, quando esgotarem as vagas para brasileiros, aquelas remanescentes irão automaticamente para profissionais formados no exterior e, posteriormente, para os estrangeiros. A ideia é otimizar o trabalho e suprir o atendimento nos distritos indígenas, que também devem receber novos centros médicos.

Desde a última semana, equipes médicas trabalham na região Yanomami, onde identificaram casos de desnutrição acentuada, sobretudo entre crianças e idosos, malária e infecção respiratória aguda. O cenário chamou a atenção para as terras indígenas, que podem estar sofrendo com emergências sanitárias.


Fale conosco