Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 21 de novembro de 2024
Pelo terceiro ano consecutivo, a Lambda3 – empresa referência em tecnologia e negócios digitais – realizou um estudo sobre a percepção do brasileiro em relação ao uso de Inteligência Artificial (IA). Segmentada por regiões, faixa etária e sexo, a pesquisa revela como a população vem se relacionando com os avanços tecnológicos, bem como se as pessoas já adotaram esses recursos no dia a dia.
De acordo com o levantamento, a região Norte é a que menos utiliza Inteligência Artificial no Brasil. No ranking nacional, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste a antecedem, respectivamente nesta ordem. 63% das pessoas que residem no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins declararam que já utilizaram Inteligência Artificial pelo menos uma vez. A Geração X, que inclui os nascidos a partir dos anos 1960 até o final dos anos 1970, concentra o grupo dos que mais aproveitam desta tecnologia, seguidos da geração Y, os Millennials (nascidos de 1980 até 1995). Além disso, os homens disseram recorrer mais às aplicações que dispõem de IA.
“Encontramos uma contradição, que acreditamos ser justificada pela falta de conhecimento das pessoas sobre as infinitas funções da Inteligência Artificial. 36% da população local afirmou que nunca utilizou esta tecnologia, mas declarou fazer uso de aplicativos como Waze, Google Maps, Facebook, Instagram, entre outros”, destaca Diego Nogare, Chief Data Officer da Lambda3. Esses dois primeiros apps, por exemplo, utilizam IA para fazer todos os cálculos que oferecem a melhor rota ao condutor. Já nas redes sociais citadas, a análise que identifica automaticamente as pessoas em determinada foto, ou o uso de filtros para alteração/animação das selfies e vídeos só são possíveis devido aos recursos de reconhecimento facial, ou seja, Inteligência Artificial.
“As pessoas ainda não deram conta que a Inteligência Artificial está nas diversas funções disponíveis em seus smartphones e outros gadgets, que facilitam sua rotina. Tanto é, que quando questionadas sobre a primeira lembrança ao mencionar IA, parte das respostas está ligada a Robôs e alguns ainda relacionam com ficção científica”, completa Nogare.
Sobre os setores com maior potencial de crescimento de IA na região, foram mencionados informação e comunicação, marketing e tecnologia, nesta respectiva ordem. As cinco empresas mais lembradas do segmento foram Google, IBM, Microsoft, Amazon e Facebook.