• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025

Argentinos submetidos a trabalho escravo são resgatados no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal informou que eles haviam sido abandonados pelos empregadores e estavam sem recursos para alimentação e estada


CM7

Publicada em: 03/04/2023 15:26:32 - Atualizado


BRASIL: Na noite do último sábado (1º), o Ministério do Emprego e a Polícia Federal resgataram quatro trabalhadores argentinos que estavam submetidos a trabalho escravo em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Segundo a Polícia Federal, uma das vítimas é menor de idade. Elas trabalhavam no corte de lenha em uma propriedade rural do município.

A Polícia Federal informou que eles haviam sido abandonados pelos empregadores e estavam sem recursos para alimentação e estada. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi a responsável por realizar a denúncia à Polícia Federal, a qual também participou da operação.

Um homem foi preso em flagrante por submeter trabalhadores à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul (RS), ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Ao chegarem à propriedade rural, os policiais federais, brigadistas militares e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego encontraram os trabalhadores acampados na mata em condições insalubres e totalmente desassistidos, sem água potável, sem energia elétrica e sem acesso a banheiros.


Fale conosco