Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025
BRASIL: Após o Ibama multar o fazendeiro Agenor Tupinambá, de 23 anos, em R$ 17 mil por cuidar da ‘Capivara Filó’, diversos internautas do Amazonas e do Brasil criticaram a atitude do órgão. O Ibama recebeu denúncias de maus-tratos e deu 6 dias para Agenor entregar a capivara para o órgão.
Influenciador do Amazonas que viralizou nacionalmente por criar Capivara é denunciado ao Ibama e desabafa: ‘nunca imaginei’ Agenor viralizou na web após postar fotos e vídeos com sua capivara de estimação, em vida sossegada na cidade de Autazes, interior do Amazonas. No entanto, o fazendeiro corre o grande risco de ficar sua fiel amiga.
Nas redes sociais, Agenor lamentou a situação e disse que nunca imaginou passar por isso. Agora, ele aguarda recorrer para continuar tendo direito de cuidar de Filó, a qual já vive em seu habitat natural.
Autoridades políticas do Amazonas se manifestaram em favor de Agenor. A deputada Joana Darc, que é ativista e defensora dos direitos dos animais, postou um vídeo repudiando o ato do Ibama. A deputada Alessandra Campelo também se pronunciou.