Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
BRASIL: A PF (Polícia Federal) fez uma grande operação para receber brasileiros presos expulsos do Paraguai. No total, foram 25 internos, 16 deles foram entregues na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, no Paraná, e os outros 9 em Ponta Porã, ambos na fronteira com o Paraguai. Os nomes dos presidiários não foram divulgados. A força-tarefa mobilizou 800 agentes.
Conforme o governo paraguaio, os presos são integrantes das facções criminosas CV (Comando Vermelho), PCC (Primeiro Comando da Capital) e Os Manos (criada no Rio Grande do Sul). Eles estavam distribuídos por quatro penitenciárias, de Pedro Juan Caballero, Concepción, Ciudad del Este, Coronel Oviedo e Tacumbú.
A ação foi realizada na última quinta-feira (4), mas divulgada somente na noite desta sexta-feira (5), mais de 24 horas depois de concluída a entrega dos presos.
Eles tinham ordens de prisão no Brasil, expedidas por comarcas de todo o país, por crimes como homicídio, tráfico de drogas, entre outros. Com reforço no aparato policial e a presença de equipes especializadas em operações táticas, a transferência de presos foi conduzida com êxito.
Os presos foram levados para a execução dos trâmites migratórios, comunicação dos cumprimentos de mandado de prisão nas respectivas comarcas e realização dos exames de corpo de delito. Após os procedimentos legais, os detentos serão entregues a diversas unidades prisionais para início imediato do cumprimento de pena.