Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
BRASIL: A enchente que afeta grande parte do estado do Rio Grande do Sul não para de causar estragos, prejuízos e causar mortes. Dados atualizados da Defesa Civil do Estado apontam que subiu para 83 o número de vítimas fatais causadas pela tragédia. Desse número, pelo menos cinco mortos são da mesma família e perderam a vida enquanto estavam abraçados.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o repórter William Fritzke teve acesso ao local onde as vítimas foram localizadas. De acordo com ele, a área é de difícil acesso e a casa foi completamente tomada pela água e pela lama. Entre as vítimas, estava uma jovem de apenas 13 anos. A tragédia foi registrada no município de Roca Sales, que fica a cerca de 250km da capital, Porto Alegre.
“Aqui uma localidade onde ninguém chegou, debaixo dessa casa, cinco pessoas estão em óbito”, diz William, no vídeo. “Aqui é possível ver brinquedos, ursos… entre as vítimas, está uma criança de apenas treze anos. Os bombeiros de Santa Catarina estão aqui, e lá onde eles estão regando tem quatro pessoas abraçadas e aqui em baixo tem mais um corpo”, ressalta.
O vídeo foi gravado neste domingo (5). De acordo com informações da mídia local, a residência foi atingida por um deslizamento de terra, que soterrou toda a propriedade rural. O resgate dos corpos foi realizado ainda na tarde de ontem por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Após a remoção, os corpos foram encaminhados ao Departamento Médico Legal (DML) de Lajeado.
Em todo o Rio Grande do Sul, além das 83 mortes confirmadas, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas. Em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba está em 5,26 metros, ou seja, quase 2,30 metros acima da cota de inundação.
Veja o vídeo: