• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 24 de maio de 2025

O grau de amadorismo de Fernando Haddad é assustador, desabafa analista de economia

Como é que Fernando Haddad não supôs que o mercado ficaria apavorado com a imposição de IOF para investimentos de fundos no exterior?


metropoles

Publicada em: 23/05/2025 11:22:36 - Atualizado


O grau de amadorismo de Fernando Haddad é assustador. Ontem, em poucas horas, ele teve de revogar parte das medidas relativas ao IOF diante da reação negativa do mercado. Reação óbvia.

Como é que o ministro da Fazenda e os seus assessores não supuseram que o mercado ficaria apavorado com a imposição de IOF para investimentos de fundos no exterior e o aumento do imposto sobre as remessas para investimentos de pessoas físicas?

    Ao recuar nesses dois pontos, Fernando Haddad disse que “tivemos subsídios de pessoas do mercado dizendo que o IOF poderia acarretar problemas”.

    É patético: já que não imaginava o impacto que o anúncio teria, por que o ministro da Fazenda não procurou ter subsídios de economistas ANTES de decretar as medidas?

    Aliás, bastaria ter ouvido o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que diria a Fernando Haddad que muita gente interpretaria as medidas como primeiro passo para o controle de capital da parte do governo — e o capital foge rapidamente de controle governamental, como sabe qualquer aluno de economia, aquela matéria de que o ministro da Fazenda não gostava na faculdade.

    Tudo isso para quê? Para financiar a voracidade do governo Lula, que não voltou atrás no anúncio dos aumentos de IOF na compra de moeda estrangeira, nos gastos com cartões no exterior e em depósitos mensais acima de R$ 50 mil em previdência privada. O presidente da República precisa do nosso dinheiro para tentar ser reeleito.

    É espantoso que ainda exista gente que acredita que Fernando Haddad é melhor do que o seu chefe. Ele disse que o governo não tem problema em corrigir a rota, mas só há uma rota: a que leva ao abismo.


    Fale conosco
    `) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
    `) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`