Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 10 de julho de 2025
BRASIL: O senador Sergio Moro (União-PR) lidera todos os cenários na disputa pelo governo paranaense em 2026, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (8).
Foram ouvidas 1.540 pessoas em 62 municípios paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento sobre a corrida pelo Executivo do Paraná apresenta três eventuais cenários de primeiro turno e quatro de segundo turno.
A pesquisa de hoje avaliou também a influência do apoio do governador Ratinho Jr. (PSD) a dois possíveis candidatos no segundo turno: Guto Silva, secretário estadual do Planejamento, e Alexandre Curi, presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), ambos do PSD.
O deputado federal Beto Richa, do PSDB, e o deputado Requião Filho, do PDT, aparecem tecnicamente empatados, em segundo lugar. O tucano tem 17,5% e o trabalhista tem 16,5%. Guto Silva, do PSD, aparece com 5,2%. Enio Verri, do PT, obteve 3%. Não sabe/Não opinou – 5,3%. Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%. Este é o principal cenário da pesquisa.
O pré-candidato (por enquanto, um deles) do governador Ratinho Júnior, do PSB, aparece mal na pesquisa. Guto Silva é secretário do governo estadual. A pesquisa sinaliza, ao menos no momento, desejo de mudança.
2
No segundo cenário, Sergio Moro ganha um ponto percentual e sobe para 41%. Beto Richa fica com 17,1%. Requião Filho aparece com 16,6%. Alexandre Curi (PSD) tem 9,5% (um pouco mais do Guto Silva). Enio Verri tem 2,9%. Não sabe/Não opinou – 4,2%. Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%.
3
No terceiro cenário, Sergio Moro cai um pouco, mas continua na liderança, bem à frente do segundo colocado, que agora é Rafael Greca (PSD), com 19,5%. Beto Richa cai para terceiro lugar, com 14,7%. Requião Filho aparece com 13,4%. Enio Verri tem 3,1%. Não sabe/Não opinou – 3,6%. Nenhum/Branco/Nulo – 7,5%.
Duas questões relevantes
Há duas questões relevantes na pesquisa da Paraná. Primeiro, a liderança de Sergio Moro. No momento, é absoluta. Ainda assim, a disputa sugere segundo turno.
Segundo, a disputa pelo segundo lugar está embolada entre Rafael Greca, Beto Richa e Requião Filho. É provável — frise-se que a pesquisa não registra isto — que o candidato de Ratinho Júnior, ao ser definido, cresça nas pesquisas.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores, entre os dias 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. (E.F.B.)