Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 11 de setembro de 2025
O ministro que deu o voto mais longo da história dos julgamentos do STF vai completar 50 anos da formação em Direito. Luiz Fux chamou a atenção até aqui no julgamento da suposta tentativa de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e aliados, não apenas pela demora na conclusão dos seus argumentos, mas por divergir sobre as acusações contra o político.
Luiz Fux estudou em faculdade pública. Antes de entrar para o Supremo Tribunal Federal, nomeado pela presidente Dilma Rousseff, Fux foi o Superior Tribunal de Justiça. Ele nasceu no Rio de Janeiro e tem 72 anos.
Seis anos depois de formado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o hoje ministro ingressou na carreira da Magistratura do Rio de Janeiro, em 1982. Em 2001, foi nomeado para o STJ.
Dez anos depois, passou a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Eros Grau, no STF.
Pouco antes, em 2009, obteve o título de Doutor em Direito Processual Civil pela UERJ, onde deu aula como titular de Processo Civil. A faculdade estadual do seu estado natal foi o centro das suas atividades acadêmicas. Mas ele passou por outras instituições de ensino superior:
Fux publicou dezenas de livros, abordando temas relacionados ao Código de Processo Civil.