• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025

Lula apela para chantagem contra deputados para barrar anistia a Jair Bolsonaro

O Planalto avalia que a aprovação da proposta representaria um revés simbólico e político de grandes proporções


Redação

Publicada em: 16/09/2025 11:40:09 - Atualizado


A ofensiva do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao anunciar que vai pautar a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, desencadeou forte reação do Palácio do Planalto.

Segundo apurações de bastidores, o governo Lula pretende usar de chantagem política para conter a votação. A estratégia incluiria travar a liberação de emendas parlamentares, dificultar indicações para cargos federais e até bloquear projetos de interesse de deputados que apoiarem a anistia. O recado, segundo interlocutores, é claro: quem insistir no tema poderá enfrentar retaliações diretas.

O Planalto avalia que a aprovação da proposta representaria um revés simbólico e político de grandes proporções, além de contrariar a narrativa de que os atos de 8 de janeiro foram ataques à democracia. Por isso, Lula determinou que sua equipe faça de tudo para barrar a iniciativa.

Enquanto a Câmara se organiza para a votação, a temperatura política aumenta e coloca o Congresso em rota de colisão com o Executivo, alimentando a polarização entre bolsonaristas e lulistas.


Fale conosco