• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 28 de outubro de 2025

Presidente de escola de samba de SP é preso por tráfico internacional de drogas

Operação das Polícias Federal e Militar mira tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro


ig

Publicada em: 23/09/2025 09:46:14 - Atualizado


BRASIL: Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (23) o presidente da escola de samba Império de Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, por suposto envolvimento com organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Furtado também é vice-presidente d a Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Confira: PF prende "Careca do INSS" em ação contra esquema de fraudes

Na ação feita por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/SP), são cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Tráfico internacional

Entre os alvos da operação estão integrantes de uma facção criminosa, da qual, segundo a polícia, Alexandre Furtado é integrante. Dos 11 alvos em São Paulo, dois foram na escola de samba Império de Casa Verde.

No total da "Operação Vila do Conde", a Polícia Militar empenhou 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque, entre eles o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Operações Especiais (COE).

O principal objetivo é desmantelar um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação teve apoio da PM-SP e da Receita Federal.

Investigações

As investigações tiveram início após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, em fevereiro de 2021. Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 kg de cocaína, que estavam acondicionados em meio a uma carga de quartzo, cujo destino final seria o Porto de Rotterdam, na Holanda.

A operação policial identificou os membros da organização criminosa, bem como toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa.


Fale conosco