Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 25 de outubro de 2025

BRASIL: A Bahia registrou a primeira morte suspeita de intoxicação com metanol nesta sexta-feira (3). A informação foi confirmada em nota divulgada à imprensa pela Secretaria Estadual de Saúde do estado (SESAB) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, onde ocorreu o óbito.
De acordo com o informe, o paciente era um homem de 56 anos, que deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito durante a madrugada. Não foram divulgados outros dados da vítima.
Segundo o governo baiano, serão coletadas amostras biológicas para análise laboratorial, cujo resultado deve sair em até sete dias.
"O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação" , completa a nota (veja completa mais abaixo).
Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, conforme informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em coletiva de imprensa.
Desse total, 11 casos já tiveram a presença do metanol confirmada por exame laboratorial. Quanto à distribuição por estados, 53 ocorrências foram registradas em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal.
O metanol é utilizado em processos industriais e extremamente tóxico quando ingerido.