• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 25 de outubro de 2025

Bahia registra primeira morte suspeita de intoxicação com metanol no estado

Homem de 56 anos morreu em Feira de Santana


ig

Publicada em: 03/10/2025 16:13:46 - Atualizado


BRASIL: A Bahia registrou a primeira morte suspeita de intoxicação com metanol nesta sexta-feira (3). A informação foi confirmada em nota divulgada à imprensa pela Secretaria Estadual de Saúde do estado (SESAB) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, onde ocorreu o óbito.

De acordo com o informe, o paciente era um homem de 56 anos, que deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito durante a madrugada. Não foram divulgados outros dados da vítima.

Segundo o governo baiano, serão coletadas amostras biológicas para análise laboratorial, cujo resultado deve sair em até sete dias.

"O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação" , completa a nota (veja completa mais abaixo).

Aumento de casos pelo Brasil

Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, conforme informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em coletiva de imprensa.

Desse total, 11 casos já tiveram a presença do metanol confirmada por exame laboratorial. Quanto à distribuição por estados, 53 ocorrências foram registradas em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal.

Intoxicação por metanol

O metanol é utilizado em processos industriais e extremamente tóxico quando ingerido.



Fale conosco