• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 29 de novembro de 2025

Alexandre Moraes vota para condenar 5 policiais do 8 de Janeiro: "Suposta omissão"

Sete ex-integrantes da cúpula da PMDF são julgados pelo STF nesta sexta-feira (28/11) por suposta omissão durante os atos de 8 de Janeiro


metropoles

Publicada em: 28/11/2025 11:06:15 - Atualizado


O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (28/11), o julgamento dos sete policiais militares do Distrito Federal que respondem por suposta omissão durante o 8 de Janeiro.

O processo tramita na Primeira Turma do STF, e o julgamento ocorre por meio de sessão virtual. Às 11h da manhã desta sexta, o ministro relator do processo, Alexandre de Moraes, já havia anexado o voto a favor de condenar cinco PMs a 16 anos de prisão e 100 dias-multa e absolver outros dois.

São réus nesse processo os coronéis Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral da PMDF, Klepter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral da PMDF, Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, Marcelo Casimiro Vasconcelos, além do major Flávio Silvestre de Alencar e do tenente Rafael Pereira Martins.

Moraes votou para absolver Flávio Silvestre e Rafael Pereira. Em relação aos outros réus, o ministro defendeu a condenação e o pagamento de R$ 30 milhões de forma solidária por danos morais coletivos, além da perda dos cargos públicos.




Fale conosco