• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 11 de junho de 2026

Flávio Bolsonaro cai 4 pontos e Lula amplia vantagem no segundo turno revela pesquisa Quaest

Levantamento mostra estabilidade do atual presidente no primeiro turno e queda de Bolsonaro; governante venceria todos os cenários de segundo turno


ig

Publicada em: 10/06/2026 09:48:53 - Atualizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança na corrida presidencial de 2026 e ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). O levantamento mostra Lula com 39% das intenções de voto no primeiro turno, mesmo índice registrado em maio. Flávio aparece em segundo lugar com 29%, quatro pontos abaixo do resultado anterior, quando tinha 33%. A diferença entre os dois, que era de seis pontos há um mês, passou para dez.

Atrás dos líderes, a disputa segue pulverizada. O fundador do MBL, Renan Santos (Missão), e o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), aparecem com 3% cada. O deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registram 2%.

Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) têm 1% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não chegaram a 1%.

Os votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmam não votar somam 9%, enquanto os indecisos passaram de 5% para 10%.

A pesquisa passou a testar os nomes de Aécio Neves (PSDB), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB). Já Joaquim Barbosa substituiu Aldo Rebelo como representante do Democracia Cristã (DC). Com as mudanças, o número de pré-candidatos avaliados pela Quaest aumentou de 10 para 13 em relação ao levantamento de maio.

Queda de Flávio amplia distância para Lula

A principal mudança observada pela pesquisa foi a redução do apoio a Flávio Bolsonaro.

Enquanto Lula manteve o patamar de intenções de voto, o senador perdeu quatro pontos em um mês. A movimentação ocorreu em um período de forte exposição política do parlamentar.

Esta foi também a primeira pesquisa realizada após a divulgação de diálogos em que Flávio pede apoio financeiro ao banqueiro Daniel Vorcaro para a produção do filme "Dark Horse", sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Fale conosco