• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Frente fria provoca neve e chuva no Sul e queda de temperatura no Sudeste, diz Inmet

Com previsão de neve entre as serras gaúchas e catarinenses, a expectativa de chuva é maior para o noroeste do país


g1

Publicada em: 17/08/2022 16:15:11 - Atualizado

BRASIL: Uma onda de frio vinda da Argentina derrubará as temperaturas a partir de quinta-feira (18). As regiões Sul e Sudeste serão as mais afetadas, com chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as baixas temperaturas vão predominar em grande parte do centro-sul do país.

O Climatempo alerta que, especificamente em São Paulo, é possível que seja registrado o recorde de menor temperatura do ano. Até aqui, o dia mais frio do ano na capital paulista foi em 18 de maio, com mínima de 7°C e máxima que não passou dos 12,9°C.

Na atual frente fria, a sexta-feira (19) vai ter declínio de temperatura ao longo do dia.

"A cidade de São Paulo vai começar a sexta-feira com 15°C e a temperatura só despenca até chegar aos 9°C à noite", informa o serviço de meteorologia", analisa o Climatempo. Para o Inmet, é possível que os termômetros cheguem a 7ºC na sexta na capital paulista.

Avanço pelo centro-sul

A frente fria avança pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, chegando ao centro do Mato Grosso e na porção sul dos estados de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, provocando chuvas intensas e rajadas de vento. Nestas localidades, a previsão também indica queda de temperatura (entre 8°C e 12°C) e baixa sensação térmica.

Entre quinta e sexta-feira, há previsão de acumulados de chuva em grande parte do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, podendo ultrapassar 30 mm. Segundo o Climatempo, durante todo o fim de semana são esperados temporais, rajadas de vento e frio intenso.

Sudeste

Não há previsão de chuva, predominando o ar seco em grande parte da região. No entanto, podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados no litoral de São Paulo.


Fale conosco