• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 13 de julho de 2025

7ª fase da 'Operação Lesa Pátria' prende três pessoas em cidades do Sul de Minas

Conforme a Polícia Federal, duas pessoas foram presas em Areado (MG) e uma em Alpinópolis (MG).


G1

Publicada em: 07/03/2023 08:51:57 - Atualizado


BRASIL - Três pessoas foram presas em cidades do Sul de Minas na manhã desta terça-feira (7) em cumprimentos de mandados decorrentes da 7ª fase da operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar integrantes dos ataques do dia 8 de janeiro em Brasília, sejam eles participantes, mentores e financiadores dos atos terroristas.

Os atos de vandalismo que depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional completam dois meses nesta quarta (8). A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões.

Fases anteriores da operação também miraram supostos financiadores e policiais militares suspeitos de colaborar com a ação golpista, por exemplo.

A operação Lesa Pátria é tratada pela Polícia Federal como permanente, e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita ao fim das investigações, quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público.

Segundo a PF, nesta fase, duas pessoas foram presas em Areado (MG) e uma em Alpinópolis (MG). Um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido em Passos. Os presos estão sendo levados para as delegacias de polícia locais.

Além dos mandados de prisão e apreensão no Sul de Minas, estão sendo cumpridos mandados em Curitiba (PR).


Candidato a deputado preso

Na semana passada, o ex-candidato a deputado federal, Alexandre Augusto Souza Carmo (PSC) foi preso em Poços de Caldas (MG). Alexandre é alvo da operação Lesa Pátria e estava foragido da Justiça.

Segundo a Polícia Militar, o setor de inteligência estava em busca dele desde 14 de fevereiro, quando foram expedidos um mandado de busca e apreensão e um de prisão. Na ocasião, um equipamento eletrônico e dois passaportes foram apreendidos, mas o alvo não tinha sido localizado.


Fale conosco