Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
RONDÔNIA -A fim de contar curiosidades sobre fatos e monumentos históricos da capital rondoniense, um novo programa nomeado "Histórias de Porto Velho" foi lançado nas redes sociais da Prefeitura. A estreia aconteceu na segunda-feira (10), com o episódio sobre o The Porto Velho Times, o primeiro jornal impresso na capital, datado de 4 de julho de 1909.
Os episódios serão lançados mensalmente no Instagram, Facebook e Youtube oficiais do Município. Os vídeos terão curta duração e a abordagem histórica será contada mediante atuação, analogias e apresentação direta. O objetivo é contar as curiosidades da capital rondoniense de forma descontraída, com o intuito de gerar interesse na população pelo passado e desenvolvimento do município.
LINKS DAS REDES:
(link insta: https://www.instagram.com/prefeitura_pvh/)
(link facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraPVH/?locale=pt_BR)
(link youtube: https://www.youtube.com/prefeituradeportovelho-ro)
Na primeira temporada, os episódios contarão fatos do início da criação do município de Porto Velho, sendo que o segundo episódio, abordará curiosidades sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Além do vídeo, o programa também abrange quizzes mensais que serão feitos no Instagram, com o objetivo de levar descontração e conhecimento à população.
PRIMEIRO EPISÓDIO
O vídeo de estreia contou sobre o primeiro jornal impresso na capital, chamado de The Porto Velho Times. O noticiário é datado de 4 de julho de 1909, e foi desenvolvido em meados da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O periódico era direcionado aos trabalhadores da ferrovia, que na época, eram em maioria estrangeiros, e por isso foi escrito totalmente em inglês. Os assuntos debatidos no noticiário variavam entre notícias nacionais, surto de malária, eventos da cidade e até sobre um ataque de um tal monstro do rio Madeira.
Os fatos históricos contados são embasados em pesquisas e artigos de grandes historiadores de Porto Velho, assim como do saudoso memorialista, Anísio Gorayeb. Além disso, os textos são revisados pelo professor e historiador Célio Leandro.
Assista o vídeo completo no Youtube.
Ficha técnica:
Roteiro e Apresentação por Beatriz Galvão.
Filmagem e Edição por Wesley Pontes.
Direção por Ricardo Farias.
Revisão de texto por Célio Leandro.