• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 20 de maio de 2024

Prazo é estendido para emissão de credenciais de estacionamento para idosos e PcD

Emissão é realizada pela Semtran, das 15h às 21h, no acesso F do Porto Velho Shopping.


SMC

Publicada em: 13/04/2024 08:49:13 - Atualizado

Foto: Assessoria

PORTO VELHO, RO: A população que deseja emitir credenciais gratuitas para vagas de estacionamento destinadas aos idosos e às Pessoas Com Deficiência (PcD) pode procurar o espaço da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), no acesso F do Porto Velho Shopping, até o dia 30 deste mês.

O prazo para a prestação do serviço foi estendido pela Semtran através do Decreto nº 19.881, visando facilitar o acesso à emissão da credencial, já que o espaço no Porto Velho Shopping funciona diariamente, das 15h às 21h, e deve atender, principalmente, as pessoas que não podem ir até a secretaria durante o horário comercial.

De acordo com a Semtran, cerca de 350 credenciamentos já foram realizados até o momento. A expectativa da secretaria é que até mil credenciais sejam emitidas durante o período.

“Nas imediações do shopping existe uma trafegabilidade muito grande. E a nossa ideia foi trazer essas pessoas num ponto central da cidade, para que elas estejam fazendo esse credenciamento totalmente gratuito. Ou seja, a gente vai dar mais mobilidade para essas pessoas que necessitam da vaga, assegurando que o benefício seja concedido a elas”, explicou o gerente da Divisão de Fiscalização de Trânsito, J. Silva.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para o credenciamento, são necessários documento pessoal com foto, comprovante de residência e laudo médico (no caso de PcD). A credencial é emitida imediatamente e possui validade de cinco anos. Conforme a legislação, todo estacionamento deve ofertar 5% das vagas totais para idosos e 2% para PcD.

Os documentos necessários devem ser apresentados no local, onde a credencial também é emitida imediatamente. A Secretaria oferece ainda a opção de iniciar o processo de solicitação on-line, através do link. Neste caso, é possível enviar os documentos necessários on-line e receber o boleto para pagamento.

Após a confirmação do pagamento, o contribuinte só precisará ir à sede da Semtran para retirar a credencial, evitando filas de espera. Também é possível solicitar a credencial de forma remota, sem custos adicionais. Basta seguir as instruções detalhadas no Portal de Serviços Semtran, acessar o menu ‘Usuário’ e emitir a credencial para utilizar as vagas especiais reservadas para idosos. Após a emissão on-line, o usuário deve imprimir a credencial.

A Semtran está localizada na rua Brasília, nº 1576, bairro Santa Bárbara. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.


Fale conosco