• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 23 de junho de 2024

Católicos iniciam em 5 de maio o Centenário da Arquidiocese de Porto Velho

As Paróquias e 04 Áreas Missionárias (Alto e Baixo Madeira, São João Batista, Vista Alegre do Abunã e N. Sra. Aparecida da Vila DNIT) compreendem mais de 900 comunidades.


Redação

Publicada em: 23/04/2024 18:22:57 - Atualizado


O primeiro centenário da Arquidiocese de Porto Velho, que ocorrerá dia 5 de maio do ano que vem, será aberto com uma cerimônia solene, conforme autorização do papa Francisco, durante a celebração da missa das 11 horas, na catedral do Sagrado Coração de Jesus.

Até a hora do início da cerimônia todos os fiéis deverão esperar do lado de fora da catedral, que não estará com as portas laterais abertas. Os fiéis formarão uma procissão que se deslocará do salão “Dom João Batista Costa”, ao lado da igreja, e irão até a porta principal (a de acesso pela Rua Dom Pedro II).

Em seguida caberá ao arcebispo dom Roque Paloshi continuar a cerimônia, dando duas pancadas na porta que, a seguir, será aberta, acontecendo a cerimônia.

O ato solene será no próximo dia 5 de maio, quando o arcebispo dom Roque Paloshi vai abrir a Porta Santa da catedral, devendo, a cada domingo do ano comemorativo uma paróquia da Arquidiocese ficar responsável pela celebração das 11 horas.

Durante a celebração e durante o ano do centenário, o fiel que entrar pela Porta Santa receberá a indulgência plenária, que é perdão total da pena temporal, conforme a bula assinada pelo Sumo Pontífice.

A Arquidiocese atua em uma área de 84.696 km², compreendendo os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã d’Oeste, Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Vale do Anari e Porto Velho.

As Paróquias e 04 Áreas Missionárias (Alto e Baixo Madeira, São João Batista, Vista Alegre do Abunã e N. Sra. Aparecida da Vila DNIT) compreendem mais de 900 comunidades.


Fale conosco