• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

Hospital Santa Marcelina reinaugura Centro Oftalmológico na BR-364, em Porto Velho

Reforma foi realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar e contrapartida do próprio hospital...


SMC

Publicada em: 21/05/2024 18:14:59 - Atualizado

Foto: Assessoria

PORTO VELHO, RO: Na manhã desta terça-feira (21) foi inaugurado um novo Centro Oftalmológico no Hospital Santa Marcelina, na BR-364, em Porto Velho. Representando o prefeito Hildon Chaves, esteve presente o assessor executivo Fabricio Jurado, que elogiou as novas instalações do local.

"É muito importante ver esses avanços, o Santa Marcelina é referência em atendimento de média complexidade para a população da região Norte. E agora essas novas e modernas instalações também vão fazer toda a diferença para quem aguarda pela cirurgia oftalmológica".

A reforma do Centro Oftalmológico foi realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar e contrapartida do próprio hospital. Segundo a irmã Lina Maria Ambiel, diretora do Hospital Santa Marcelina, "temos a grande alegria de reinaugurar essa obra de reforma. Aqui atendemos pacientes oftalmológicos, fazemos cirurgias de catarata, temos equipamentos para exames. Estamos atendendo também pacientes através de uma parceria com Buritis e provavelmente também atenderemos de Porto Velho com uma parceria com o Estado".

PARCERIA

Jurado também citou o recente contrato firmado entre a Prefeitura de Porto Velho com o Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas no município. "Esse contrato assinado na última semana tem o objetivo de reduzir o tempo de espera e reduzir a fila de pacientes residentes em Porto Velho que aguardam na regulação do estado e do município. Ao todo, serão realizadas 807 cirurgias no Hospital Santa Marcelina, através do contrato com a Prefeitura".

A ação, executada pela Prefeitura, faz parte do Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O valor total do investimento é de R$1.960.753,00, recurso oriundo do Governo Federal, e são 20 modalidades de procedimentos cirúrgicos, como curetagem do colo de útero, histerectomia, colecistectomia, reparação de hérnias, entre outras.

O Hospital Santa Marcelina existe desde 1975 em Porto Velho, quando as Irmãs Marcelinas assumiram a administração de uma colônia de hansenianos, denominada Jayme Aben Athar, e a transformou no Hospital Santa Marcelina. Hoje, o hospital conta com 130 leitos e é uma referência de atendimento.


Fale conosco