Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Porto Velho tem o pior índice entre as capitais brasileiras em desperdício de água tratada, é que o diz o Instituto Trata Brasil, organização formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.
Porto Velho é a última de uma lista que compõe as cidades do Rio de Janeiro, Recife, Cuiabá, Rio Branco e Macapá com índices que ultrapassam os 25% de desperdício de água durante o serviço de abastecimento.
Em Porto Velho esse serviço promovido pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, e não é muito difícil a população se deparar com canos estourados de água servida em todas as regiões da cidade.
De acordo com a presidente do Instituto Trata Brasil, somente 9 dos 100 municípios mais populosos do país conseguiram ficar abaixo desse índice em 2022, sendo a cidade de Porto Velho a que apresenta um dos piores índice.
Anda segundo o Trata Brasil, O volume de água tratada que o Brasil perde anualmente com vazamentos na distribuição seria suficiente para abastecer cerca de 54 milhões de pessoas.
Esses dados públicos estão disponibilizados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS.