• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Porto Velho colhe resultados positivos com ações do Departamento de Posturas

Cerca de 300 denúncias sobre irregularidades de terrenos baldios já foram apuradas este ano


SMC

Publicada em: 07/06/2024 09:55:08 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A atuação do Departamento de Posturas Urbanas, da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), vem trazendo melhorias significativas para a cidade. Baseado no Código de Posturas Urbanas, Lei Complementar nº 873 de 16 de dezembro de 2021, o Departamento tem trabalhado de forma intensa para garantir que as normas sejam cumpridas, proporcionando um ambiente urbano mais organizado e saudável.

Uma das principais áreas de atuação tem sido a fiscalização de terrenos baldios. Desde o início do ano, foram registradas cerca de 600 denúncias relacionadas a terrenos baldios, especialmente durante o período chuvoso, quando o acúmulo de lixo e mato alto contribui para a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue. Até o momento, 300 dessas denúncias foram solucionadas, resultando em notificações e, em casos de reincidência, multas que podem variar de R$ 2.968 a R$ 4.947.

Neste sentido, a Semusb adotou uma nova estratégia, a fixação de placas nos terrenos baldios que sinalizam que o imóvel recebeu a fiscalização, fornecendo orientações ao responsável para que busque a regularização junto à secretaria. "Isso nos ajuda nos casos em que encontramos dificuldade em localizar o proprietário", explicou Gilbson Morais, diretor do Departamento.

Além de terrenos baldios, a fiscalização também abrange a manutenção de calçadas e a utilização correta dos espaços públicos por comércios. A Semusb tem realizado ações educativas, inicialmente, para orientar comerciantes sobre a necessidade de deixar 1,20 metro livre nas calçadas para o trânsito de pedestres. Embora a fase de notificações ainda esteja começando, espera-se que essa medida melhore a acessibilidade e segurança nas principais avenidas da cidade.

"Os benefícios da aplicação rigorosa do Código de Postura são evidentes: há uma melhora na limpeza e organização urbana, redução de focos de doenças e valorização dos imóveis. A ação do Departamento de Posturas tem se mostrado eficaz na resolução das demandas da população, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos", garantiu Gilbson.

Composto por 40 servidores, o Departamento de Posturas tem hoje sete gerências distintas: a Central de Óbitos, que funciona 24 horas; Espaços Públicos, responsável pela fiscalização, chamamentos públicos e outros cuidados referentes a estes ambientes; Cemitérios, com as licenças cemiteriais e outras atribuições; Licenças, com as licenças eventuais e outras responsabilidades; Terrenos Baldios, Taxas e Fiscalização.

Para aqueles que desejam mais informações ou precisam registrar uma denúncia, a Semusb disponibiliza canais de atendimento como o Disque Denúncia (69) 98473-2922 e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua Aparício Moraes, nº 3616, Setor Industrial.

Clique aqui e acesse a Lei Complementar nº 873 de 16 de dezembro de 2021 que detalha mais sobre o Código de Posturas.



Fale conosco