• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de julho de 2024

Prefeitura oferece atendimento veterinário e castração gratuita para cães e gatos

Serviço é destinado aos abrigos de animais cadastrados na Sema, e à população de baixa renda, mediante comprovação de inscrição no CadÚnico


SMC

Publicada em: 21/06/2024 08:44:58 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Para evitar o descontrole populacional e garantir a segurança e o bem-estar animal, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), possui dois programas humanitários que proporcionam para a população atendimento veterinário e castração gratuita para cães e gatos.

O primeiro deles é a clínica veterinária popular, que realiza o serviço de resgate de animais acidentados em vias públicas e de animais em situação de maus-tratos, além de consultas de rotina, consultas de emergência, laboratório de exames, ultrassom, raio-x e cirurgias.

O atendimento é oferecido para a população por meio da clínica Kin Casa Vet, e é destinado aos abrigos de animais cadastrados na Sema, e à população de baixa renda, mediante comprovação de inscrição no CadÚnico.

O serviço prestado pela clínica veterinária popular é oferecido 24 horas, no endereço avenida Imigrantes, n° 2581 E, sala 1, bairro Costa e Silva. Para atendimento, os documentos necessários são comprovante de residência, RG, CPF, Cadastro Único ou Bolsa Família ou declaração de baixa renda. São disponibilizados, durante cada dia, dez fichas de atendimentos para abrigos e cinco de atendimentos para a população.

Além do atendimento ambulatorial, há ainda o Samu Pet, uma unidade volante que resgata os cães e gatos e proporciona toda a assistência necessária, permitindo que, enquanto o animal estiver em fase de recuperação, a internação seja assegurada sem custo algum para os tutores ou responsáveis por abrigos de proteção animal.

Roberval Zúniga, secretário titular da pasta, explicou que a Sema, através da Kin Casa Vet, passou a ir diretamente aos abrigos, para facilitar o acesso ao serviço. “Para exatamente diminuir o deslocamento das cuidadoras dos abrigos até a clínica veterinária, nós estamos levando o Samu Pet todo sábado até os abrigos cadastrados junto à Prefeitura de Porto Velho, com um cronograma de cada abrigo para o atendimento domiciliar, e um servidor da Sema acompanha todo o processo”, destacou.

CONTROLE DE NATALIDADE

Para trabalhar o controle de natalidade no município, a Prefeitura adquiriu uma unidade volante para executar os procedimentos de castração, e firmou parceria com a clínica veterinária Prontodog, responsável por realizar as cirurgias de forma gratuita para os abrigos de animais e também para animais errantes, aqueles que estão em situação de rua.

A unidade atua em deslocamento até os endereços de abrigos, e realiza o serviço de exame hematológico, castração e chipagem. Antes do procedimento, os animais passam por um exame de sangue para verificar se estão aptos a serem castrados. Uma vez estando aptos, a cirurgia é feita e é inserido um chip de identificação, que contém uma numeração e ficha individual com todas as informações sobre aquele animal. Uma das tutoras beneficiadas com o serviço foi a protetora independente Francisca Elaine, que abriga aproximadamente 40 animais.

“Eu tenho 45 anos e minha vida inteira foi cuidando de animais. Eu pego, levo para castrar e coloco para adoção, aqui tenho quase 40 animais, e também recebo os animais da rua que vem comer. Recentemente eu estava passando perto da BR e encontrei uma caixa jogada com vários gatinhos e uma única sobrevivente. Eu peguei, cuidei, tratei, e depois fiz o CadÚnico e me cadastrei, e ela foi a primeira a ser castrada no castramóvel. Ela ficou muito bonita e depois disso foi adotada”, compartilhou a cuidadora sobre a recente experiência que teve com o castramóvel.



Fale conosco