• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

“É um trabalho subterrâneo”, diz Álvaro Mendonça, secretário da SEMASF

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (18) o secretário de assistência social e família...


Rondonoticias

Publicada em: 19/07/2024 15:04:42 - Atualizado

Foto: Rondonoticias

PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (18) o secretário de assistência social e família – SEMASF, Álvaro Mendonça, que falou sobre as ações do órgão que atende o município de Porto Velho.

Com aproximadamente 600 servidores atuando, a SEMASF se equivale em importância dentro da engrenagem executiva municipal a pastas com Saúde e Educação. Porém, de acordo com Mendonça, é um trabalho que passa quase despercebido entre a sociedade e uma forma geral.

“Nós temos hoje cerca de 25 locais espalhados pela cidade prestando atendimento direto à população, seja com o centro de referência de assistência social, seja com os locais de acolhimento para imigrantes, idosos, menores, mulheres agredidas. Além disso a SEMASF é responsável por todos os conselhos de direito e tutelares, é um trabalho subterrâneo, que não aparece”, disse Álvaro Mendonça.

Segundo Álvaro Mendonça, a SEMASF possui um serviço 24 horas para atender os vulneráveis em situações como auxilio funeral, encaminhamento de documentos, abrigos, demandas relacionadas à acesso aos hospitais, entre outras ações.

“Nossos servidores estão linha de frente se dedicando muito além do que a sua descrição de trabalho determina que ele faça, porém, nós podemos ter um pessoal que não está em seu melhor momento, principalmente o servidor que lida com esse público mais vulnerável”, falou Álvaro Mendonça.

Para Álvaro Mendonça, a assistência municipal é uma rede que passa pela sociedade e pelos órgãos públicos de fiscalização e execução.

“A assistência social é basicamente uma rede, o município sozinho não consegue dar conta de tamanho volume e tantas demandas que sociedade apresenta. Então essa rede é composta pelos conselhos, pelas instituições, pelos órgãos de controle, são todos parceiros sustentando essa rede de atendimento à comunidade carente do município.


Fale conosco