Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Para promover e fortalecer a cultura no estado, o governo de Rondônia convida os produtores culturais e toda a comunidade artístico-cultural para a Audiência Pública de apresentação do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), que vai acontecer na quarta-feira (24), às 19h, no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho.
O PAAR, que será apresentado no evento pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), detalha o Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciativa fundamental que visa estimular a cultura, criada em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc. O PNAB é uma política pública cultural instituída para fomentar e garantir financiamento a agentes, espaços e ações artístico-culturais em todo o Brasil. Com a aprovação do Plano de Ação 2024, pelo Ministério da Cultura, Rondônia assegura mais de R$ 27 milhões em recursos ao segmento cultural. A audiência representa uma oportunidade para que a classe artística do estado possa contribuir com ideias e sugestões, ajudando a moldar e fortalecer a cultura rondoniense.
Classe artística local pode contribuir com ideias e sugestões
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a gestão estadual está empenhada em aplicar os recursos de maneira eficaz e transparente, atendendo às necessidades da comunidade artística. “O plano é um marco na missão de fortalecer e promover a cultura no estado. Com a participação de todos, no engajamento ao processo, conseguiremos contribuir para um futuro culturalmente dinâmico para o estado.”
O secretário da Sejucel, Júnior Lopes salientou que, o plano é um símbolo de fortalecimento e promoção da cultura em Rondônia. “A aprovação do Plano de Ação, da Política Nacional Aldir Blanc pelo Ministério da Cultura, vai garantir mais de R$ 27 milhões para o estado, uma conquista significativa. Estamos comprometidos em aplicar os recursos de maneira eficaz, atendendo às necessidades e aspirações da comunidade artística.”
O coordenador de cultura da Sejucel, Robson Roni destacou ainda que, “o Plano Anual de Aplicação dos Recursos é uma oportunidade sem precedentes para moldar o futuro da cultura no estado. A Política Nacional Aldir Blanc nos fornece os meios para apoiar a criatividade e o talento dos artistas locais. A participação de cada um é essencial para o sucesso da iniciativa. Convidamos todos a se envolverem, trazendo ideias, sugestões e projetos.”