• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 19 de setembro de 2024

Idep realiza formatura de cursos técnicos profissionalizantes em Porto Velho

A solenidade aconteceu no auditório do Idep em Porto Velho, enquanto as aulas foram ministradas no polo Flora Calheiros , Zona Leste da Capital...


Secom RO

Publicada em: 01/08/2024 17:32:54 - Atualizado

Foto: Secom RO

PORTO VELHO, RO: Alunos de mais dois cursos técnicos realizados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) se formaram nesta quarta-feira (31) em Porto Velho. Os 49 formandos dos cursos de Administração e Técnico em Secretaria Escolar receberam seus diplomas durante solenidade, com as presenças de seus convidados e representantes da comunidade escolar.

No Curso Técnico em Administração, formaram-se 20 concluintes. Já no Técnico em Secretaria Escolar, o diploma foi entregue a 29 formandos. Os dois cursos tiveram carga horária de oitocentas horas, o que equivale a uma duração de cerca de um ano. As aulas foram ministradas no polo Flora Calheiros, localizado na Zona Leste.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação de novos técnicos contribui para o crescimento da economia do estado, tendo em vista que, a qualificação de mão de obra, além de garantir o bom funcionamento das empresas estabelecidas no mercado local, atrai novos investimentos.

“Rondônia é um dos estados com menor taxa de desemprego do país porque capacita o cidadão para ocupar postos de trabalho ou abrir o próprio negócio, garantindo dessa forma, o progresso econômico e o desenvolvimento social com a geração de emprego e renda”, pontuou Marcos Rocha.

Diploma de curso técnico é diferencial no currículo do profissional

POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Com a oferta de cursos técnicos, o governo do estado, além de garantir a empregabilidade, contribui para populações tradicionais terem acesso a mais oportunidades, por meio da modalidade de ensino, que habilita o aluno a ganhar uma nova profissão.

É o caso da estudante indígena Neozenilda Karitiana, 34 anos, que saiu da sua comunidade, localizada no distrito de Jaci-Paraná; com objetivo de estudar em Porto Velho. Depois que começou a frequentar as aulas no Curso Técnico em Secretaria Escolar do Idep, resolveu fazer um curso superior na área da educação, e está no 1° período de Letras/Português da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Recém-formada no Curso Técnico em Secretaria Escolar, a universitária mantém o foco no setor educacional, pois tem um propósito: “quero ser professora e trabalhar em escolas para ajudar as crianças da minha comunidade que têm dificuldade de ler. Tenho certeza que vou poder ajudar a melhorar quem não pode ler ou apresenta algum impedimento neste segmento, em nossa aldeia”, referenciou.

Durante o discurso de saudação aos formandos, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira discorreu sobre a importância do curso técnico na vida de quem se habilita a exercer um ofício. “Um diploma de um curso técnico é um grande diferencial que tira do aluno a possibilidade de desemprego, porque quem está habilitado para uma profissão faz parte de um seleto grupo valorizado pelo mercado de trabalho.”


Fale conosco