• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 9 de outubro de 2024

MPRO sedia ciclo de palestras com foco no combate à violência contra mulheres

A iniciativa, organizada pela Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POLITEC), integra uma campanha mais ampla de combate à violência de gênero...


MPRO

Publicada em: 16/08/2024 17:59:20 - Atualizado

Foto: MPRO

PORTO VELHO, RO: O Ministério Público de Rondônia (MPRO) sediou, nesta quinta-feira (15/8), uma série de palestras voltadas à conscientização e enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. A iniciativa, organizada pela Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POLITEC), integra uma campanha mais ampla de combate à violência de gênero, o Agosto Lilás, e reuniu especialistas em direitos humanos e igualdade de gênero.

Perspectiva de gênero no atendimento

A Promotora de Justiça, Tânia Garcia, abordou a necessidade de que profissionais que atuam em casos de violência contra a mulher desenvolvam uma sensibilidade para identificar padrões de comportamento que, muitas vezes, passam despercebidos pelas próprias vítimas. Garcia argumentou que muitas mulheres não reconhecem a violência sofrida como algo anormal devido à naturalização desses atos no cotidiano. Por isso, a perspectiva de gênero é fundamental para oferecer um atendimento que entenda a realidade dessas mulheres e proporcione a devida proteção.

Dados sobre feminicídio e violência doméstica

A integrante do MPRO apresentou números alarmantes sobre feminicídios em Rondônia, destacando que o estado tem índices preocupantes, configurando uma situação crítica. Citando os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que o estado tem a maior taxa deste tipo de crime no Brasil.

Enfatizou que o feminicídio deve ser tratado como um fenômeno social específico, enraizado na misoginia, o que o distingue de homicídios comuns. Segundo ela, a responsabilização dos agressores é um passo crucial para combater essa forma de violência, que atinge de forma desproporcional as mulheres.


Fale conosco