Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de outubro de 2024
PORTO VELHO, RO: Um voo da Latam que saiu de Brasília na manhã desta quarta-feira (18) foi impedido de pousar no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, devido à baixa visibilidade causada pela fumaça das queimadas.
A aeronave sobrevoou a capital rondoniense por alguns minutos, mas, sem condições seguras de pouso, precisou retornar à origem.
O cancelamento do voo também afetou os passageiros que aguardavam na capital de Rondônia para embarcar no mesmo avião com destino a Brasília. Em nota, a Latam informou que está prestando assistência aos passageiros e que o novo voo está programado para as 22h55.
Segundo as autoridades do aeroporto, a visibilidade da pista estava comprometida por conta da fumaça das queimadas que têm assolado a região. Na noite anterior, um incêndio atingiu o Parque Circuito, área de preservação ambiental próxima ao aeroporto, intensificando as dificuldades de operação aérea.
Em agosto, mais de 40 voos foram cancelados em Rondônia devido à fumaça, a maioria no aeroporto de Porto Velho. Os incêndios na região têm batido recordes nos últimos meses, com um aumento significativo dos focos de queimada em comparação aos anos anteriores. Só nas duas primeiras semanas de setembro, Rondônia registrou três vezes mais focos de queimadas do que nos seis primeiros meses de 2024.
O aumento expressivo das queimadas preocupa as autoridades e impacta diretamente o transporte aéreo, além de agravar as condições ambientais e de saúde pública na região.