• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

"A sociedade precisa saber que tem um guardião do erário", diz Wilber Coimbra

Apresentando pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta sexta-feira...


Rondonoticias

Publicada em: 20/09/2024 15:08:22 - Atualizado

Foto: Rondonoticias

PORTO VELHO, RO: Apresentando pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta sexta-feira (20), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia - TCE/RO, Wilber Coimbra, que falou sobre a sua trajetória e ações à frente da Corte de Contas rondoniense.

Nascido no estado do Maranhão, Wilber Coimbra veio para Rondônia acompanhando seus familiares, que buscavam uma vida melhor, longe das agruras causadas pela falta de oportunidades.

"Eu cheguei para visitar Rondônia em 1989 e retornei no dia 19 de dezembro de 1993, nesse estado maravilhoso que continua sendo até os dias de hoje esse grande Eldorado. Em 1995 ingressei nas fileiras do Exército Brasileiro e no dia de março de 1998 ingressei na Polícia Militar do Estado de Rondônia, em 2006 fui eleito deputado estadual e no dia 1 de julho de 2010 tomei posse como conselheiro do TCE/RO, onde permanece pela generosidade de Deus e desse povo rondoniense que acolhe à todos", disse Wilber Coimbra.

O presidente do TCE/RO, falou sobre os principais pontos do seu plano de gestão agora que está à frente da entidade, que segundo ele, estão estabelecidos em eixos como a valorização do servidor e a utilização do tribunal como indutor das politicas publicas.

"O TCE/RO, juntamente com seus consortes, tirou o estado de Rondônia da 19º posição em alfabetização na idade certa e colocou para o 5º lugar, ou seja, as nossas crianças hoje estão sendo alfabetizadas na idade certo por um programa apresentado pelo tribunal, que apresentou consultoria técnica e formou gestores escolares", disse Wilber Coimbra.

Ainda de acordo com o presidente do TCE/RO, a sua gestão vem fazendo um serviço de aproximar o tribunal da sociedade, oferecendo capacitação, qualificação e aproximando os auditores da realidade da sociedade rondoniense.

"O que o povo quer é um tribunal propositivo, um tribunal prático, que saia desse viés de burocracia extremada e que assegure que a população possa usufruir dos bens da vida. Com esse movimento do tribunal estando mais próximo, os fiscais sentem o que o povo precisa, por que a ordem é estar quase todos os dias nos serviços de pronto atendimento, João Paulo II, fiscalizando a qualidade do asfalto e como está o rendimento escola, entre outras coisa", alegou Wilber Coimbra.

Wilber Coimbra ainda afirmou que a entidade vem se modernizando para ampliar a sua atuação em defesa do erário, sendo que atualmente a maior parte das informações de movimentações do dinheiro público em tempo real.

"Nós somos uma das únicas instituições públicas em nível de Brasil que foi aferida por um organismo internacional que afere a qualidade de vida do servidor no ambiente de trabalho, nós atingimos a nota 89, então é uma satisfação dos nossos servidores para que eles estejam empenhados em prestar um bom serviço à sociedade", finalizou Wilber Coimbra.

No fim da programação, a deputada federal Sílvia Cristina-PP, enviou mensagem  cumprimentando o presidente do TC que se manifestou dizendo: "Sou fã do trabalho da deputa Sílvia, sei e reconheço seu esforço em favor do povo de nossa terra. Parabéns deputada, é uma honra ter sua audiência tão qualificada nos ouvindo".

O programa bateu recorde audiência, com expressivo número de participações.

ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA AQUI: 


Fale conosco