• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Robson diz que saneamento básico é maior desafio do futuro prefeito da capital

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira...


Redação

Publicada em: 15/10/2024 16:41:01 - Atualizado

PORTO VELLHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira (15) o jornalista Robson Oliveira para falar sobre as suas análises referentes ao pleito 2024 em Rondônia.

Para Robson Oliveira, que há décadas acompanha de perto as eleições na capital do Estado, o candidato Léo Moraes já pode ser considerado o maior vitorioso dessa eleição, mesmo que não seja eleito prefeito.

"É inegável que o Léo Moraes já é o maior vencedor dessa eleição, isso porque sozinho ele conseguiu somar mais de 60 mil votos, isso mostra a capilaridade eleitoral dele, que no começo do pleito não teve sequer um vice de peso interessado em somar com ele", disse Robson Oliveira.

Sobre a qualidade do debate eleitoral, o jornalista Robson Oliveira afirmou que, em uma análise final, o nível não foi tão baixo quanto o que foi visto em estados como São Paulo. Para ele, houve alguns golpes baixos, porém, na maior parte do debate, ficou na sobriedade e respeito.

"A gente conhece os bastidores de campanha, não apenas aqui, mas no Brasil inteiro, lamentavelmente as mídias sociais vieram para facilitar as informações, mas foi através dela que se facilitou as fake news, os ataques rasteiros, eu acho que teve socos abaixo da cintura, mas não foi igual ao que aconteceu em outros estados", falou Robson Oliveira.

O jornalista também falou sobre a questão dos apoios políticos, que, segundo ele, são importantes, mas não transferem votos, uma vez que o dono do voto é o eleitor, que já mostrou em Porto Velho que costuma surpreender.

"O eleitor não é de ninguém, no geral, ele não aceita cabresto, não é à toa que alguns políticos já perceberam que eles não são donos de votos, a exemplo do Hildon que tem 90% de aprovação. A população é livre, sabe votar e saber escolher, os apoios são importantes para criar volume, mas no dia a dia é o eleitor que decide", relatou Robson Oliveira.

Para Robson Oliveira, a então candidata a juíza Euma Tourinho (MDB) ajudou na desconstrução de uma parte da imagem de Mariana Carvalho e conseguiu tirar parte dos votos da candidata que estava com a vitória dada como certa ainda no primeiro turno.

"Euma nunca havia disputado uma eleição, mas ela conseguiu um negócio que o comitê da Mariana não percebeu, ela foi para cima de forma violenta e foi aí que ela desconstruiu parte da imagem de Mariana Carvalho, aí veio a virada de chave que garantiu o segundo turno", garantiu Robson Oliveira.

Robson finalizou afirmando que o maior desafio para qualquer um dos nomes que assumirem a cadeira de prefeito de Porto Velho ainda é o saneamento básico, isso mesmo com a gestão atual muito bem avaliada.

"Substituir um prefeito tão bem avaliado é um desafio, mas Porto Velho tem grandes gargalos como o saneamento básico que afeta diretamente a capacidade da saúde pública, esse é o grande desafio para qualquer um dos dois candidatos, vamos ver que forma eles defendem esse saneamento", finalizou Robson Oliveira.

ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA AQUI:


Fale conosco