• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de fevereiro de 2026

Município realiza capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção da tuberculose

Secretaria Municipal de Saúde oferece treinamento gratuito com inscrições abertas até esta quarta-feira, 13 de novembro


SMC

Publicada em: 12/11/2024 10:51:16 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose, está com inscrições abertas para a Capacitação Básica em Prevenção e Manejo da Tuberculose. O treinamento, direcionado a profissionais de saúde, ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), na av. dos Imigrantes, 3414, bairro Liberdade.

A capacitação, que visa fortalecer o combate à tuberculose na capital, será realizada em duas turmas, permitindo a participação de profissionais que atuam em diferentes turnos. A primeira turma acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 13h às 17h30, e a segunda turma nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 12h30. A presença em ambos os dias de cada turma é fundamental para completar o conteúdo do treinamento.

Profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maternidades, Serviços de Assistência Especializada (SAE), além de hospitais e o sistema prisional, são o público-alvo do curso. As inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 13 de novembro de 2024, através de um link disponibilizado aos gestores de cada unidade.

A capacitação abordará temas essenciais para o controle da tuberculose, como diagnóstico precoce, tratamento contínuo, estratégias de prevenção e as novas tecnologias disponíveis.

Segundo Nilda de Oliveira Barros, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Porto Velho, o treinamento é fundamental para o cumprimento das metas globais de combate à doença.

“Investir na capacitação dos profissionais de saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade e alcançar as metas de controle da tuberculose em Porto Velho”, afirmou.

A distribuição das vagas está organizada entre as unidades de saúde da capital, incluindo UBS, maternidades, UPA e o Centro de Referência do Programa de Tuberculose, totalizando 180 vagas.

Para mais informações, a Coordenação do Programa de Tuberculose está disponível pelo e-mail: tbsemusa.pvh@gmail.com.

A ação da Semusa integra os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir as taxas globais de tuberculose, com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para fortalecer a rede de saúde na prevenção e controle da tuberculose.


Fale conosco