• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 25 de junho de 2025

“Não fico no gabinete, gosto de estar no trecho”, diz Rodrigo Ribeiro, secretário da Semagric

O responsável pela agricultura de Porto Velho foi o convidado desta quarta (25)


Redação

Publicada em: 25/06/2025 13:00:48 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (25) recebeu o secretário municipal de agricultura, Rodrigo Ribeiro, que falou sobre as suas ações à frente de uma das pastas mais importantes do Executivo Municipal.

Nascido em Porto Velho (RO), Rodrigo Ribeiro tem 39 anos, é formado em engenharia agronômica e detentor de mestrado acadêmico com foco na parte de lavoura, pecuária e floresta. Ele é pai de uma criança de oito meses e vem atuando pela primeira vez à frente de uma pasta executiva.

“Quando eu cheguei à Semagric, por ter conhecimento dos distritos, consegui delinear as ações com um pouco mais de facilidade. A gente já recuperou mais de 46 pontes, mais de dois mil quilômetros de estradas, entre outros projetos voltados para a agricultura, a parte do calcário foi um planejamento em equipe”, falou Rodrigo Ribeiro.

Ele fez questão de ressaltar duas frentes que vêm sendo promovidas pela Semagric: o programa Porteira a Dentro e o apoio no transporte do calcário aos produtores rurais.

“Temos dois projetos em andamento, que é o do calcário, um insumo barato e necessário onde a secretaria de agricultura entra com o transporte dele. Outro programa é o Porteira a Dentro, que é um trabalho que leva progresso ao campo através do apoio do poder público. Também desenvolvemos um importante projeto com a agricultura familiar liderada por mulheres”, destacou Rodrigo Ribeiro.

O secretário relatou que não tem o perfil de trabalho apenas dentro do gabinete. De acordo com ele, é uma solicitação do prefeito Léo Moraes que ele esteja no campo, ouvindo a comunidade.

“Uma das coisas que me incomoda é ficar dentro de gabinete. Eu gosto de ouvir o produtor e isso é uma das coisas que o prefeito pede muito, para poder evitar políticas que são definidas dentro de escritório e acabam não sendo executadas pelo homem do campo”, comentou Rodrigo Ribeiro.

As parcerias com órgãos técnicos que oferecem suporte aos agricultores do município são fatores que fomentam a produção rural, isso de acordo com o secretário.

“Estamos sempre em contato com a Emater, Faperon, Embrapa, então a gente não atua sozinho e, por conhecer um pouco dos distritos, fica mais fácil promover o trabalho da prefeitura dentro dessas áreas. A gente entende que o município sozinho não tem forças para solucionar questões que são de interesses de todos os poderes”, relatou Rodrigo Ribeiro.

Ele finalizou a entrevista comentando sobre a integração das secretarias municipais, que, segundo o secretário, conversam entre si para atuarem de maneira mais efetiva.

“Temos um secretariado que atualmente se comunica, estamos integrados, atuando de forma conjunta. Hoje a gente tem equipe no Baixo Madeira, entorno de Porto Velho, Ponta do Abunã, Vila da Penha, entre outras. Estamos promovendo um seminário de mandiocultura no distrito de Extrema, buscamos sempre estar presentes em todas as regiões do município”, finalizou Rodrigo Ribeiro.

Confira o vídeo: 


Fale conosco