Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (14) recebeu a secretária municipal de Ação Social, Lucília Muniz, que falou sobre as ações prioritárias que vêm sendo tomadas pela pasta executiva no município de Porto Velho.
Advogada de formação, a secretária Lucília já atuava no trabalho de assistência às famílias que vivem na capital rondoniense. Ela é de origem paranaense, mas já está há quase 50 anos em Rondônia.
Ela considera como prioridade em sua pasta o trabalho de evolução no atendimento dos CRAS e CADÚNICO, ampliando as equipes e estruturando as unidades que recebem a população.
"Existe uma certa demanda da população nesse sentido, e nosso prefeito Léo Moraes quer que todos os secretários façam boas entregas à população. O CADÚNICO é a porta de entrada para todos os benefícios sociais, hoje em Porto Velho nós temos sete CRAS", falou Lucília Muniz.
A secretária ainda declarou que não costuma ficar presa ao gabinete, sendo constante a sua presença nas unidades físicas da secretaria que atendem a população. Ela ainda destacou a parceria com o setor privado que irá privatizar o serviço do Lar do Bebê.
"Eu vou nas unidades para procurar conversar com nossos servidores e com a população que está na busca de atendimento. Eu sempre busco esse relacionamento com o profissional que está na ponta. Nós estamos em uma parceria para melhorar o atendimento do Lar do Bebê, que deverá ser terceirizado para garantir um bom atendimento para aquelas crianças que estão em vulnerabilidade", destacou Lucília Muniz.
Sobre os cidadãos em situação de rua que perambulam pelas ruas da capital rondoniense, principalmente usuários de drogas, a secretária falou que um trabalho está sendo cuidadosamente desenvolvido para tirar essas pessoas das ruas e dar uma nova oportunidade de viver em dignidade.
"Nossas equipes são de abordagem e vão até as pessoas em situação de rua. Nós temos um centro que passa por dia em torno de 130 moradores de rua, onde eles conseguem alimentação e outros serviços sociais. Não é um trabalho fácil porque é a pessoa que tem que decidir se curar. Para aqueles que são de outras cidades, nós estamos buscando parcerias para conseguir passagens para que elas sigam para suas famílias", falou Lucília Muniz.
O trabalho contra a violência doméstica em Porto Velho também foi um destaque dado pela secretária, que relatou o trabalho de acolhimento que vem sendo dado pela secretaria para as vítimas desses casos.
"Temos a casa de acolhimento, que é um ambiente bem estruturado, bem cuidado, onde nós fazemos de tudo para acolher essas mulheres e seus filhos que chegam para os nossos cuidados, é uma casa muito bem cuidada", comentou Lucília Muniz.
Com o prazo de inscrição estendido até esta terça-feira (15), o casamento comunitário realizado pela prefeitura de Porto Velho foi abordado por Lucília Muniz, que destacou que os casais interessados podem buscar o endereço na rua Guanabara, 965, bairro Nossa Senhora das Graças.
"Aqueles que, de repente, já moram juntos e que precisam regularizar a sua situação podem procurar a secretaria para o casamento coletivo que está com vagas abertas para cem casais. Foi um sucesso tão grande que, nos primeiros momentos do lançamento do casamento coletivo, nossas redes tiveram uma movimentação que nunca teve antes. Estamos providenciando tudo, local, festa, tudo mesmo", anunciou Lucília Muniz.
A secretária finalizou garantindo que o seu gabinete sempre está à disposição da sociedade.
"A porta do meu gabinete é sempre aberta para os servidores, a população, os jornalistas, aqueles que precisarem me procurar podem vir até a secretaria que serão atendidos", finalizou Lucília Muniz.
Veja A Voz do Povo: