Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (17) o engenheiro, ex-prefeito e ex-deputado, Jesualdo Pires, que falou um pouco sobre a sua história e falou sobre os projetos futuros para a política rondoniense.
Pioneiro do estado de Rondônia, Jesualdo veio do interior do estado de São Paulo para buscar vida nova em Rondônia ainda no ano de 1983. Irmão mais novo de três filhos, ele afirma ter sido criado por uma pai que era obcecado pela educação, fato que hoje ele se diz extremamente agradecido.
“Rondônia em 1982 estava no auge, era capa de revista em São Paulo, e eu cheguei em Porto Velho em janeiro de 1983 e achei que a cidade já estava estruturada, por isso eu decidi pegar um voo e ir até Ji-Paraná, onde eu encarei um poeirão de quase dez metros de altura e tomei a decisão que o lugar para ficar era lá. Eu cheguei com 23 anos em Ji-Paraná”, disse Jesualdo Pires.
Sobre a questão política, Jesualdo Pires afirma que é contra o atual modelo de eleição há cada dois anos.
“Porque não é possível fazer as eleições de uma só vez? Porque além da questão dos gastos de campanha, o sistema político é travado, afim, é muito prejudicial no meu entendimento esse modelo, quando sai uma eleição os políticos já pulam para outra”, garantiu Jesualdo Pires.
Com relação às suas pretensões eleitorais para 2026, Jesualdo Pires destaca que tudo ainda está no início, mas que a única certeza que os rondonienses podem ter é de que ele e a deputada Sílvia Cristina estarão unidos no próximo pleito.
“Então hoje no interior do Estado a gente começa a ter as primeiras conversas, mas é tudo ainda muito indefinido. A única certeza que eu tenho é que vou estar com a Silvia Cristina, ela como pré-candidata ao Senado e eu vou como pré-candidato a deputado federal”, comentou Jesualdo Pires.
Ele ainda destacou o seu desempenho como legislador no período em que foi deputado estadual.
“O meu trabalho parlamentar sempre foi muito intenso, porque hoje eu vejo os parlamentares com um discurso muito raso. As emendas são muito importantes, mas ninguém discute”, afirmou Jesualdo Pires.
Já sobre o periodo em que foi prefeito de Ji-Paraná, que á a segunda maior cidade rondoniense, ele destacou o seu empenho sobre a melhoria do sistema de educação municipal.
“Eu foquei muito em educação, tanto no campo, quanto na cidade. Reformamos todas as escolas, lousa digital, computador, laboratórios, qualificamos os professores, incentivamos os professores, transporte escolar não faltou um dia de aula durante a minha gestão”, finalizou Jesualdo Pires.
Veja A Voz do Povo: