Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 23 de julho de 2025
O Hemocentro de Porto Velho está com os estoques de sangue em baixa, com reservas insuficientes para atender a demanda hospitalar, principalmente para os tipos O positivo, O negativo e A negativo. O alerta foi emitido nesta semana pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que reforça a necessidade de doações regulares de todos os tipos sanguíneos.
A campanha emergencial busca ampliar as coletas e mobilizar doadores para manter o abastecimento seguro da hemorrede estadual, especialmente neste período de férias, quando o fluxo de doações costuma cair e aumentar a demanda hospitalar devido ao risco de acidentes nas estradas e atendimentos de urgência.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da conscientização coletiva. “Cada bolsa de sangue representa vidas que podem ser salvas. Estamos mobilizando esforços para fortalecer a hemorrede e contamos com a solidariedade de todos.”
A presidente da Fhemeron, Gabriele Moreira Gaspar, reforçou o chamado à população. “Precisamos do engajamento de todos os voluntários. O período de férias é sempre desafiador, mas quando cada um faz a sua parte, conseguimos garantir a segurança transfusional e salvar muitas vidas.”
A Fhemeron lembra que cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue coletado é fracionado em plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado. Doadores de todos os tipos são bem-vindos, mas a atenção está voltada aos tipos O+ e O-, que são os mais raros e atualmente estão com estoque insuficiente.
Doadores de todos os tipos são bem-vindos, mas a atenção está voltada aos tipos O+ e O-
Para doar, os voluntários precisam atender os seguintes requisitos:
ONDE DOAR
Hemocentro de Porto Velho (Fhemeron)
Demais unidades da Hemorrede em Rondônia também estão recebendo doadores.