• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 1 de agosto de 2025

Prefeitura garante Auxílio-Funeral aos munícipes que não dispõem de recursos para custear as despesas

Solicitação deve ser feita no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mediante apresentação de documentos...


SMC

Publicada em: 30/07/2025 14:50:27 - Atualizado

Benefício é destinado aos cidadãos residentes do município e em vulnerabilidade
Foto: Reprodução

PORTO VELHO, RO - Com um olhar humanitário e o dever de garantir dignidade às pessoas mais vulneráveis, especialmente no momento de maior dor e tristeza, com a perda de um ente querido, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), disponibiliza o Auxílio-Funeral.

A secretária titular da Semias, Lucília Muniz, explica que o Auxílio-Funeral é um serviço essencial previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Entre os critérios, ele é destinado aos munícipes que não dispõem de recursos financeiros para custear as despesas funerárias.

“Esse benefício é destinado somente às famílias residentes em Porto Velho, que comprovem não ter condições econômicas para custear o sepultamento. Além de morar no município, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar a situação de vulnerabilidade social e insuficiência de renda familiar para cobrir os custos com o funeral” informou a secretária da Semias.

Para disponibilizar o serviço, a Prefeitura possui parceria com funerárias privadas. O contrato com as empresas é feito por meio de chamamento público de credenciamento, com vistas à prestação de serviços especializados e continuados de funeral e translado. Essa contratação ocorre com base no Edital nº 001/2024/DSPSCPE/SEMASF.

Logo após a concessão do benefício por parte da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a escolha da funerária é realizada por meio de rodízio organizado pela Central de Óbitos, garantindo a isonomia, agilidade e a transparência no atendimento.

“Quanto ao tempo de atendimento, este deve ser imediato. Tão logo a prestadora do serviço seja acionada, independentemente do dia, horário ou feriado. A agilidade é prioridade para garantir a dignidade e o respeito à família enlutada”, disse Lucília Muniz.

As funerárias São Cristóvão, Dom Bosco, Prever, Real Pax e Pax Monte, são as empresas credenciadas pela Prefeitura para realizar o serviço. Até a última semana (25), 202 famílias já tinham sido beneficiadas com o auxílio-funeral no município de Porto Velho, neste ano de 2025.

SOLICITAÇÃO

Para solicitar o Auxílio-Funeral a um ente querido, o familiar deve se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na rua Geraldo Ferreira, nº 2166, bairro Agenor de Carvalho. O local funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O telefone/WhatsApp de contato é o (69) 98473-5966. Diariamente uma equipe técnica fica disponível para orientar e esclarecer as dúvidas da população.

DOCUMENTOS

No momento de solicitar os benefícios do Auxílio-Funeral, é necessário apresentar o RG e o CPF do requerente, RG, CPF ou outro documento de identificação da pessoa falecida, declaração de óbito e comprovante de residência. Os documentos serão avaliados por uma assistente social. Caso atenda os requisitos, o benefício será concedido.


Fale conosco