• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 14 de agosto de 2025

Feirão do emprego gera primeiras oportunidades para jovens na capital

De olho no mercado de trabalho, muitos jovens também se cadastraram em cursos gratuitos de capacitação profissional


SMC

Publicada em: 14/08/2025 08:55:50 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de conseguir o primeiro emprego com carteira assinada. Com o coração cheio de esperança, ele, assim como dezenas de outros jovens, compareceu ao 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo realizado na segunda-feira (11) pela Prefeitura de Porto Velho e saiu de lá bem animado.

“Eu estava com muita esperança no meu coração, aí surgiu essa vaga. Agora a gente vai ter que agarrar. Que bom que deu tudo certo para mim. Fiz meu cadastro e recebi encaminhamento para uma entrevista. Ainda não sei qual trabalho vou fazer, mas quero crescer na empresa”, disse estampando um sorriso.

José se cadastrou no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma entidade sem fins lucrativos voltada para a inserção e capacitação de jovens. A partir de 14 anos, os jovens são inseridos em programas de aprendizagem e, a partir de 16 anos, no programa de estágio nas empresas parceiras do projeto.

O supervisor estadual do CIEE Rondônia, Michel Moreira, não mencionou quantitativo, mas disse que a entidade cadastrou diversos jovens, tanto no programa de capacitação de mão de obra (em cursos gratuitos) quanto para triagem e acesso ao mercado de trabalho. Ele acredita que cerca de 100 candidatos foram encaminhados para vagas de trabalho somente durante o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo.

Apesar de não ter sido contemplado ao menos com uma vaga de estágio, Christian Juan de Oliveira, o acadêmico do 2º período de Ciência da Computação, ficou feliz por ter se cadastrado e recebido orientações. Ele acredita que logo a sua chance vai chegar para colocar em prática o que já aprendeu na área de TI.

“Não saio daqui com encaminhamento hoje, mas eu já fiz o cadastro, recebi orientações e agora vou acompanhar até surgir uma vaga, porque para minha área aqui em Porto Velho é muito difícil, mas estamos tentando e acredito que vou conseguir”, disse.

Michel Moreira informou que entre as principais vagas disponíveis, algumas eram para estagiários a partir de 16 anos, no setor administrativo. “Mas temos empresas parcerias com uma política de contratar aprendizes maiores de idade, de 18 a 22 anos. Especialmente hoje as vagas estão abertas”, completou.

O supervisor disse ainda que no programa de estágio eles cadastraram estudantes de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Pedagogia. “Estamos felizes pela quantidade de jovens que compareceram à procura de emprego e de qualificação profissional”, finalizou.

INICIATIVA

A iniciativa foi da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e do Sine Municipal, em parceria com instituições de formação profissional e empresas privadas de diversos segmentos. O evento aconteceu no Ginásio Cláudio Coutinho, das 8h às 17h.


Fale conosco