Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 18 de agosto de 2025
PORTO VELHO (RO) - Considerada por muitos como um patrimônio cultural vivo de Porto Velho (RO), a artista de rua conhecida como “Bailarina da Praça” teve uma homenagem apagada por ordem do DNIT em Rondônia, gerando polêmica e indignação.
A homenagem era uma pintura de seu rosto em uma das estruturas do viaduto no antigo Trevo do Roque. A arte, criada por um coletivo de artistas de várias partes do país, foi eliminada sob a justificativa de que estaria desgastada. O caso ganhou ainda mais repercussão pelo fato de o próprio DNIT — que havia coordenado as pinturas originalmente — ter sido o responsável por destruí-las.
Na manhã desta segunda-feira (18), a Bailarina da Praça compareceu à sede do DNIT em Porto Velho e afirmou que só deixará o local após ser ouvida pelos responsáveis.
“Acho que isso é uma vergonha. Não avisaram ninguém. É uma atitude desrespeitosa não apenas contra a minha imagem, mas contra todos os artistas que participaram desse projeto”, disse a Bailarina da Praça.
A Fundação de Cultura de Porto Velho informou que não foi comunicada da ação. O órgão destacou que poderia ter atuado em uma possível restauração, evitando a destruição da homenagem.
Veja imagem antes de ser apagada: