Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 18 de agosto de 2025
Imagem: Augusta Eulalia Ferreira/Cimi
PORTO VELHO (RO) - Nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Porto Velho (RO) em 2015, Dom Roque Paloschi poderá receber o título de Cidadão Porto-Velhense. A proposta será votada nesta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores.
A homenagem é de autoria do vereador Adalto de Bandeirantes, que destacou a contribuição do arcebispo para o desenvolvimento social e comunitário da capital rondoniense.
“Sua presença em Porto Velho há quase 10 anos tem fortalecido os laços comunitários, o diálogo inter-religioso e a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária. Dom Roque é, portanto, um verdadeiro cidadão porto-velhense de coração, cuja atuação transcende os limites da fé e ecoa como exemplo de humanidade e compromisso público”, justificou o parlamentar.
Natural do Rio Grande do Sul, Dom Roque é reconhecido por sua postura carismática e popular entre os fiéis. Ao longo de sua trajetória, trouxe experiências de missões realizadas na África e em outras regiões, sempre pautado na defesa dos direitos dos pobres, dos camponeses e dos povos indígenas.
A proposta precisa ser aprovada em duas votações para que o título seja oficialmente concedido — considerada a maior honraria do Legislativo Municipal.