• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de agosto de 2025

Após anúncio de concurso na prefeitura, professor dá dicas de como conquistar uma vaga

“Tem que treinar! Não espere o edital sair para começar”, disse o professor de redação


SECOM

Publicada em: 25/08/2025 09:49:44 - Atualizado


Candidatos começam a se preparar para a disputa por uma vaga no serviço público municipal, por meio do maior concurso público já feito em Porto Velho. A expectativa é que ainda este ano seja lançado, pelo menos, um edital, e por isso é importante que os concurseiros se preparem para as provas.

Uma das etapas da prova é a redação. Por isso, a redação em concurso público desempenha um papel fundamental na seleção dos candidatos. Por meio da redação, as bancas organizadoras têm a oportunidade de observar não apenas o domínio da língua portuguesa, mas também a capacidade de expressão, argumentação e análise crítica dos candidatos.

Segundo o professor de redação para concursos, Adriano Alexandre, a maioria dos concursos, além da prova objetiva, exige uma prova discursiva, por isso os candidatos precisam traçar uma estratégia para escrever um texto coerente, claro e bem estruturado que alavanque a pontuação nas provas e principalmente o candidato possa conquistar nota para ser aprovado.

“As bancas costumam cobrar dois tipos principais de texto: o dissertativo argumentativo, que exige uma defesa de opinião sobre temas da atualidade, e o dissertativo expositivo, no qual o candidato deve apresentar com clareza os aspectos indicados pela proposta. Em suma, um exige posicionamento e o outro, exige explicação”, pontuou o professor.

Cada edital pode ter particularidades, por isso é preciso buscar informações sobre qual a banca do concurso para poder estudar provas anteriores, analisar os critérios específicos de correção disponibilizados e, principalmente, dentro do formato exigido. Além disso, a redação possibilita ao candidato demonstrar sua capacidade de apresentar soluções, organizar pensamentos e ainda abordar perspectivas sobre determinado conteúdo.

De acordo com Adriano Alexandre, os concursos costumam cobrar temas da atualidade

De acordo com Adriano Alexandre, os concursos costumam cobrar temas da atualidade

“Tem que treinar! Não espere o edital sair para começar. O ideal é escrever pelo menos uma redação por semana e enviá-la para correção com alguém capacitado. Através desses treinos, você vai saber o que precisa melhorar e, quando chegar a prova, você estará apto e seguro para o desafio. Aos concurseiros, se preparem, pois quando o edital for divulgado, você estará preparado para as provas”, disse o professor de redação.

Ainda de acordo com Adriano Alexandre, os concursos costumam cobrar temas da atualidade, por isso, é importantíssimo manter uma rotina de leitura: jornais, portais confiáveis e artigos de opinião. Além disso, busque referências históricas, filosóficas, sociológicas, literárias, pois essas referências aprofundarão os argumentos e enriquecerão o repertório pessoal.

Veja aqui mais dicas de como se preparar para o concurso mesmo antes do edital.

SOBRE O CONCURSO

Essa é uma conquista histórica e os salários podem chegar até R$ 22 mil. Serão vagas para diferentes áreas, como, por exemplo, na Saúde, Educação, Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (Ipam) e Controladoria Geral do Município.

Outro concurso bastante esperado pelos porto-velhenses é o da Guarda Municipal. De acordo com Léo Moraes, o projeto foi apresentado, encaminhado e aprovado na Câmara de Vereadores.

Algumas áreas estão há mais de 20 anos sem a realização de concurso público. Uma comissão foi criada para estabelecer os critérios para contratar a empresa para realizar o certame nas mais diversas áreas. Os editais, então, serão publicados de acordo com o andamento das empresas contratadas.


Fale conosco