• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 30 de outubro de 2025

“Estamos dispostos a limpar Porto Velho”, diz Giovani Marini, secretário da Semusb

Ele foi o entrevistado desta quinta-feira (30) do programa A Voz do Povo


Redação

Publicada em: 30/10/2025 15:33:13 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quinta-feira (30) recebeu o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovani Marini, que falou sobre as ações desenvolvidas pela pasta responsável pela limpeza urbana, coleta de lixo e demais serviços de zeladoria da capital.

O secretário iniciou a entrevista destacando o levantamento contínuo realizado pela Semusb para mapear as áreas prioritárias das ações da Prefeitura de Porto Velho.

“Nós temos um levantamento elaborado a partir de visitas técnicas, denúncias de moradores e, com o uso da tecnologia, estamos desenvolvendo um sistema integrado em que a população poderá ajudar a abastecer o banco de dados, indicando os locais que necessitam da atuação da prefeitura”, explicou Giovani Marini.

Ele citou exemplos de locais onde a prefeitura eliminou pontos de alagação após intervenções diretas em drenagem e limpeza.

“Um exemplo é o entorno do Skate Park, onde resolvemos um problema de inundação. Também atuamos na Mamoré, em frente à Uniron. Agora estamos fortemente na Rio de Janeiro, Alexandre Guimarães e Vieira Caúla. Trabalhamos conforme as demandas — não é possível resolver um problema de décadas em apenas dez meses”, pontuou.

Marini também abordou a limpeza na região do porto do Cai n’Água, onde há recorrentes reclamações de acúmulo de lixo, e destacou o programa Cidade Limpa, que inclui ações de educação ambiental.

“O pessoal joga restos de lixo orgânico e isso atrai muitos urubus. Já realizamos três grandes limpezas este ano. Não podemos ficar o tempo todo por lá, mas temos um cronograma periódico de limpeza. O programa Cidade Limpa tem esse viés educativo, para conscientizar a população e mostrar que estamos dispostos a manter a cidade limpa”, afirmou.

Segundo o secretário, os resultados positivos refletem o planejamento e a dedicação das equipes da Semusb.

“Temos equipes que atuam diariamente em pontos fixos — como as avenidas Sete de Setembro e Jatuarana —, além de praças e logradouros públicos. Grandes avenidas como Rio de Janeiro e Mamoré têm limpeza a cada dez dias. Também seguimos um cronograma por bairro: atualmente estamos na zona Leste e Sul, mas logo chegaremos ao Centro e à zona Norte”, explicou.

A limpeza urbana é um grande desafio, segundo Marini, que destacou o trabalho constante de desobstrução de bocas de lobo na cidade.

“Não teve um único dia neste ano em que não desobstruímos uma boca de lobo. Para se ter uma ideia, no ano passado inteiro a Semusb desobstruiu cerca de 280. Este ano, já ultrapassamos 600 em apenas dez meses”, enfatizou.

Por fim, o secretário reforçou os canais de comunicação com a população e anunciou o desenvolvimento de uma plataforma integrada para facilitar o contato direto com a Semusb.

“Temos um telefone para receber denúncias relacionadas à coleta de lixo, posturas e demais ações da secretaria: (69) 98473-2922. Além disso, utilizamos as redes sociais oficiais da Prefeitura de Porto Velho para receber demandas e sugestões”, finalizou Giovani Marini.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco